Repository logo
 
Publication

Seguir na vida participando - projeto de Intervenção com idosos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Ivaneide
dc.contributor.authorSantos, Catarina Raquel Moreira dos
dc.date.accessioned2015-11-05T14:31:22Z
dc.date.available2015-11-05T14:31:22Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente documento enobrece a experiência da construção do desenho e do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num Centro Social com várias respostas sociais de apoio à população idosa. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação Participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitosque integram esta realidade social (idosos, direção e colaboradores) com o intuito da identificação de problemas, necessidades, recursos e potencialidades. Edificou-se através de um conhecimento coconstruído, valorizando, especialmente, a necessidade contínua de uma relação com os demais e com o meio ambiente no seu desenvolvimento. O projeto, fruto de um trabalho conjunto entre o investigador e os sujeitos, possibilitou uma melhoria na qualidade de vida e do bem-estar global dos mesmos, que passou pela promoção da participação ativa e o desenvolvimento das relações afetivas e comunitárias no quotidiano dos idosospt_PT
dc.description.abstractThe present document ennobles the experience of constructing the sketch and the development of a Social Education and Intervention project in a Social Institution with several social answers of support to elderly citizens. Following the participatory research-action methodology, the project began with the listening of feelings, perceptions and experiences of subjects (elderlies, direction and collaborators) which integrate this social reality with the intention of identifying problems, needs, resources and potentialities. It built up through a co-constructed knowledge, valuing, specially, the continuous need of a relationship with others and with environment in its development. The project, product of a conjoint work between the investigator and subjects, allowed an improvement of life quality and general well-being thereof, by the promotion of active participation and the development of affective and communitarian relationships inelderlieseveryday.pt_PT
dc.identifier.tid201172941
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6823
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectProjectpt_PT
dc.subjectInvestigação-Ação participativa
dc.subjectRelações afetivas e comunitárias
dc.subjectIdosos
dc.subjectParticipatory research-action
dc.subjectAffective and communitarian relationships
dc.subjectElderlies
dc.titleSeguir na vida participando - projeto de Intervenção com idosospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CatarinaSantos_2014.pdf
Size:
3.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: