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Abstract(s)
Positive psychology enabled the interest of less negative themes such as stress or burnout, allowing the emergence of concepts such as engagement as motivation for a task, namely on school settings. Engagement applied to students refers to the degree of vigor, dedication and absorption that students demonstrate related with school and learning. This study aims to identify engagement levels in high school students and in students of EJA Youth and Adult Education) from a school of Bahia, Brazil, and analyze the influence of individual variables. A sample of 697 students were inquired, aged 13 to 63 years (M = 17.6), being 85% of normative education and 15% of EJA, both from a public school, using the Utrecht Work Engagement Scale (Schaufeli & Bakker, 2003; Porto-Martins & Benevides-Pereira, 2009). Most were women (53%), 70% were on exclusive student condition and 30% were student-workers.
We found low values of vigor (63%) and absorption (57%), and elevated values of dedication (52%). Absorption levels presented the lowest average (M = 2.72) and dedication presented the higher (M = 3.85). Male students and female differed only in dedication, higher in female.
Regarding vigor and absorption, student-workers presented higher average than exclusive students, and no differences were found comparing learninf model (EJA or normative students). The results alerts to the need to take care of these students, and to develop strategies to increase vigor and absorption levels, particularly among the normative school students who seem unmotivated with their learning tasks.
A Psicologia Positiva possibilitou o interesse de temas menos negativos como o stress ou burnout, possibilitando o aparecimento de conceitos como o do engagement enquanto motivação para uma tarefa, nomeadamente em meio escolar. O engagement aplicado aos estudantes refere-se ao grau de vigor, dedicação e absorção que os estudantes demonstram nas suas atividades escolares e no seu aprendizado. Pretende-se conhecer os níveis de engagement nos estudantes do ensino médio e nos estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da Bahia, Brasil e analisar a influência de variáveis individuais. Inquiriram-se 697 estudantes com idades entre 13 a 63 anos (M=17,6), sendo 85% do ensino normativo e 15% da educação de Jovens e Adultos [EJA] de uma escola pública estadual, usando o Utrecht Work Engagement Scale (Schaufeli & Bakker, 2003; Porto-Martins & Benevides-Pereira, 2009). Predominaram mulheres (53%), sendo 70% na condição exclusiva de estudante e 30% na condição trabalhadores estudantes. Encontram-se baixos valores de vigor (63%) e absorção (57%), e elevados para a dedicação (52%). A absorção apresenta a menor média (M=2.72) e a dedicação a maior (M=3.85). Estudantes do sexo masculino e do sexo feminino diferem apenas na dedicação, maior no sexo feminino. Em relação ao vigor e absorção, os trabalhadores-estudantes possuem médias maiores do que os estudantes, e não existem diferenças relativamente ao tipo de ensino. Os resultados alertam para a necessidade de cuidar destes estudantes e intervir para desenvolver estratégias que possibilitem aumentar os níveis de vigor e absorção, nomeadamente nos estudantes do ensino normativo, que parecem desmotivadas com a sua tarefa de aprendizagem.
A Psicologia Positiva possibilitou o interesse de temas menos negativos como o stress ou burnout, possibilitando o aparecimento de conceitos como o do engagement enquanto motivação para uma tarefa, nomeadamente em meio escolar. O engagement aplicado aos estudantes refere-se ao grau de vigor, dedicação e absorção que os estudantes demonstram nas suas atividades escolares e no seu aprendizado. Pretende-se conhecer os níveis de engagement nos estudantes do ensino médio e nos estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da Bahia, Brasil e analisar a influência de variáveis individuais. Inquiriram-se 697 estudantes com idades entre 13 a 63 anos (M=17,6), sendo 85% do ensino normativo e 15% da educação de Jovens e Adultos [EJA] de uma escola pública estadual, usando o Utrecht Work Engagement Scale (Schaufeli & Bakker, 2003; Porto-Martins & Benevides-Pereira, 2009). Predominaram mulheres (53%), sendo 70% na condição exclusiva de estudante e 30% na condição trabalhadores estudantes. Encontram-se baixos valores de vigor (63%) e absorção (57%), e elevados para a dedicação (52%). A absorção apresenta a menor média (M=2.72) e a dedicação a maior (M=3.85). Estudantes do sexo masculino e do sexo feminino diferem apenas na dedicação, maior no sexo feminino. Em relação ao vigor e absorção, os trabalhadores-estudantes possuem médias maiores do que os estudantes, e não existem diferenças relativamente ao tipo de ensino. Os resultados alertam para a necessidade de cuidar destes estudantes e intervir para desenvolver estratégias que possibilitem aumentar os níveis de vigor e absorção, nomeadamente nos estudantes do ensino normativo, que parecem desmotivadas com a sua tarefa de aprendizagem.
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Keywords
Psicologia Positiva stress Burnout
