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Tecnologias de espacialização sonora aplicadas ao sound design de videojogos: estudo comparativo

dc.contributor.advisorSantos, Pedro Emanuel de Oliveira
dc.contributor.authorBezerra, Guilherme de Bastos Roldão Baptista
dc.date.accessioned2024-12-20T10:39:08Z
dc.date.available2024-12-20T10:39:08Z
dc.date.issued2024-11-22
dc.description.abstractNo Ć¢mbito dos videojogos e experiĆŖncias de realidade virtual, a espacialização sonora considera-se crucial na criação de experiĆŖncias imersivas e realistas. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto, centrou-se na utilização e exploração das tecnologias disponĆ­veis para o efeito que permitam comparar o som natural dos espaƧos reais com o mesmo som virtualmente espacializado e cuja anĆ”lise e desenvolvimento se prendeu com as seguintes fases: • Seleção, levantamento, medição e modelação 3D com recurso ao programa Blender de trĆŖs espaƧos distintos (RĆ©gie A e Sala Teresa Macedo, ambas na ESMAE e a Cisterna do Castelo de MarvĆ£o). • Simulação acĆŗstica de dois desses espaƧos recorrendo ao Unity como motor de jogo, ao Fmod como ferramenta de sound design e ao Steam Audio como plugin de espacialização sonora.pt_PT
dc.description.abstractIn the context of video games and virtual reality experiences, sound spatialization is considered to be crucial in creating immersive and realistic experiences. With this in mind, our main goal in this project was to use and explore available technologies to enable us to compare the natural sound of real spaces with the same virtually rendered sound, whose analysis and development involved the following phases: • Selecting, mapping, measuring and 3D modelling three different spaces (ESMAE's RĆ©gie A and Sala Teresa Macedo, and MarvĆ£o Castle's Cistern). • Acoustic simulation using Unity as a game engine, Fmod as a sound design tool and Steam Audio as a sound spatialization plugin.pt_PT
dc.identifier.tid203770234pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26911
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectSound designpt_PT
dc.subjectEspacialização sonorapt_PT
dc.subjectVideo gamespt_PT
dc.subjectSound spatializationpt_PT
dc.titleTecnologias de espacialização sonora aplicadas ao sound design de videojogos: estudo comparativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do EspetÔculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes e Tecnologias do Sompt_PT

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