Repository logo
 
Publication

Gamificação e competitividade no Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Patrícia de Magalhães
dc.contributor.authorBranco, João Pedro dos Santos
dc.date.accessioned2024-05-06T10:10:18Z
dc.date.available2024-05-06T10:10:18Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractEste Relatório Final de Estágio tem como objetivo perceber o importante papel da gamificação no ensino e identificar os pontos fortes bem como limitações da competitividade entre alunos na aprendizagem. Proponho-me a descobrir como é que as recompensas podem ser benéficas para a motivação dos alunos e a desmitificar o conceito da competitividade de modo a promover um ambiente de aprendizagem competitiva saudável. Numa fase inicial, encontra-se uma revisão da literatura relativamente à gamificação e competitividade no ensino em torno de autores que já exploraram o tema, juntamente com alguns comentários relativos à pessoal prática de estágio. De seguida, encontra-se a fase do estudo empírico de investigação-ação realizado, onde é feita uma introdução ao contexto, às questões e objetivos e metodologias de investigação e posteriormente uma análise crítico-reflexiva sobre os dados recolhidos, onde são encontradas evidências dos benefícios da gamificação e competitividade na aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractThis Finallnternship Report aims to understand the important role of gamification in education, as well as to identify the strengths and limitations of competition between students in learning.l set out to discover how rewards can be beneficial to students' motivation andais o to demystify the concept of competitiveness in education in arder to promote a healthy competitive learning environment. At an early stage, there is a literature revision on gamification and competitiveness in education, based on authors who h ave already studied the matter, alongside some comments related to my personal internship. This is subsequently followed by the empirical action-research study carried out, where an introduction is made to the context, the research questions, objectives, and methodologies, and then a critical-reflexive analysis of the data collected, where evidence is found of the benefits of gamification and competitiveness in learning English in the P1 Cycle of Basic Education.pt_PT
dc.identifier.tid203594843
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25468
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino de Inglêspt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectEnglish Learningpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectCompetitivenesspt_PT
dc.titleGamificação e competitividade no Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_João Branco_2024.pdf
Size:
13.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: