Repository logo
 
Publication

A técnica vocal para vozes em desenvolvimento: Experiências de professores de Educação Musical do 2ºCiclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorHiney, Aoife
dc.contributor.authorLopes, Inês Tato
dc.date.accessioned2024-07-25T13:44:16Z
dc.date.available2024-07-25T13:44:16Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação visa compreender o nível de formação específica em técnica vocal dos docentes de Educação Musical, e se esta é direcionada para vozes em desenvolvimento. A literatura académica demonstra a importância que a técnica vocal para vozes em desenvolvimento tem na formação de um professor, devido ao seu potencial em promover não só um bom uso da voz, como também da saúde vocal. No entanto, apesar do canto constatar uma parte substancial das Aprendizagens Essenciais, são poucas as orientações para os professores. Para desenvolver uma compreensão das estratégias utilizadas pelos professores de Educação Musical no desenvolvimento da técnica vocal na sala de aula, realizou-se um inquérito nacional. A análise dos dados demonstra que os inquiridos (N = 40) gostariam de ter tido acesso à formação específica em técnica vocal para a voz em desenvolvimento. Os resultados desta investigação apontam para uma necessidade de promover uma formação mais abrangente em técnica vocal e em específico, na voz em desenvolvimentopt_PT
dc.description.abstractThe primary aim of this research is to develop an understanding of the level of specific training in vocal technique among teachers of primary school music, and whether this involves the developing voice. The academic literature demonstrates the importance of vocal technique for developing voices within teacher training, due to its potential to promote and improve good vocal use, but also vocal health. However, despite singing activities forming a substantial part of the ‘Essential Learning’ guidelines, there is little specific information for teachers. A national survey was conducted in order to develop an understanding of the strategies used by teachers to promote vocal technique in the classroom. The data analysis shows that the participants (n = 40), would like to have had access to specific training regarding the developing voice. The results of this research suggest there is a need to provide more ample training in vocal technique, and for the developing voice in particularpt_PT
dc.identifier.tid203667379
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25817
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectTécnica vocalpt_PT
dc.subjectVozes em desenvolvimentopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectInqueritopt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectVocal techniquept_PT
dc.subjectDeveloping voicept_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectSurveypt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.titleA técnica vocal para vozes em desenvolvimento: Experiências de professores de Educação Musical do 2ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Inês Lopes_2024.pdf
Size:
880.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: