Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning

dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.contributor.authorReis, Ana
dc.contributor.authorSalgado, Ana
dc.contributor.authorSousa, Zita
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia
dc.contributor.authorMacedo, Rui
dc.date.accessioned2019-07-11T09:41:24Z
dc.date.available2019-07-11T09:41:24Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA adaptação curricular aos objetivos preconizados na Declaração de Bolonha, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP - P. Porto), envolveu a adoção do modelo pedagógico - Problem Based Learning (PBL) em três das licenciaturas. Este caracteriza-se pela organização do currículo em torno de problemas significativos da realidade profissional, pela integração de diferentes áreas disciplinares e pela centração no estudante, que assume um papel ativo na aprendizagem. Neste trabalho apresentamos a metodologia utilizada em três unidades curriculares (UCs) consecutivas, do 1.º ano de Fisioterapia, que têm entre os seus objetivos o desenvolvimento contínuo e integrado de competências técnicas e transversais, designadamente as competências de comunicação em saúde. Nestas Ucs, realçamos mais especificamente o contributo das áreas técnico-científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Fisioterapia. Como metodologia para desenvolver os objetivos preconizados destacamos, a partir de problemas reais/simulados, a utilização de métodos como o ativo e o demonstrativo, técnicas pedagógicas como o role-play e o trabalho em grupo/equipa com prática repetida, a simulação e a auto e a hetero-avaliação ao longo do processo formativo. Como forma de avaliação do impacto da formação, apresentamos, entre outras atividades, a linha de investigação “Perceção das competências comunicacionais em estudantes de tecnologias da saúde: relação com variáveis psicológicas”, iniciada em 2015, que tem como objetivo avaliar/mapear a perceção da importância das competências comunicacionais dos estudantes das tecnologias da saúde com e sem UCs relacionadas com estas competências e com e sem contacto direto com doentes. Resultado desta prática pedagógica, que implica a adoção de uma postura mais ativa, proativa e responsável no processo de aprendizagem por parte dos estudantes e o trabalho no contexto de uma relação estreita com colegas e professores, espera-se desenvolver um conjunto de competências, promotoras de uma melhor adaptação à prática clínica e às exigências do mercado de trabalho e que se traduzam na qualidade dos serviços prestados em saúde.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDores, A. R., Martins, H., Reis, A., Salgado, A., Sousa, Z., Magalhães, A., & Macedo, R. (2016). Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 189–195.
dc.identifier.isbn978-989-98576-5-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14323
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://cnappes.org/files/2014/03/FULLbookCNaPPES2016-1.pdfpt_PT
dc.subjectProblem Based Learningpt_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.subjectTecnologias da Saúdept_PT
dc.titleDesenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learningpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleCongresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameDores
person.familyNameReis
person.familyNameSalgado
person.familyNameSousa
person.familyNameMagalhães
person.familyNameMacedo
person.givenNameArtemisa
person.givenNameAna
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameZita
person.givenNameAndreia Carla Fonseca
person.givenNameRui
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.ciencia-id9015-DE5A-33F7
person.identifier.ciencia-id5D14-CCF2-3091
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
person.identifier.orcid0000-0002-0986-6092
person.identifier.orcid0000-0002-8237-9522
person.identifier.orcid0000-0002-6305-0414
person.identifier.orcid0000-0001-5067-5717
person.identifier.orcid0000-0001-9612-1445
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublication7d7a1d54-0437-4feb-b34d-327cad6dfb0f
relation.isAuthorOfPublication07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110
relation.isAuthorOfPublication60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a
relation.isAuthorOfPublication778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed
relation.isAuthorOfPublication58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_ArtemisaDores_2016.pdf
Size:
191.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: