Publication
Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.contributor.author | Reis, Ana | |
dc.contributor.author | Salgado, Ana | |
dc.contributor.author | Sousa, Zita | |
dc.contributor.author | Magalhães, Andreia | |
dc.contributor.author | Macedo, Rui | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T09:41:24Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T09:41:24Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A adaptação curricular aos objetivos preconizados na Declaração de Bolonha, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP - P. Porto), envolveu a adoção do modelo pedagógico - Problem Based Learning (PBL) em três das licenciaturas. Este caracteriza-se pela organização do currículo em torno de problemas significativos da realidade profissional, pela integração de diferentes áreas disciplinares e pela centração no estudante, que assume um papel ativo na aprendizagem. Neste trabalho apresentamos a metodologia utilizada em três unidades curriculares (UCs) consecutivas, do 1.º ano de Fisioterapia, que têm entre os seus objetivos o desenvolvimento contínuo e integrado de competências técnicas e transversais, designadamente as competências de comunicação em saúde. Nestas Ucs, realçamos mais especificamente o contributo das áreas técnico-científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Fisioterapia. Como metodologia para desenvolver os objetivos preconizados destacamos, a partir de problemas reais/simulados, a utilização de métodos como o ativo e o demonstrativo, técnicas pedagógicas como o role-play e o trabalho em grupo/equipa com prática repetida, a simulação e a auto e a hetero-avaliação ao longo do processo formativo. Como forma de avaliação do impacto da formação, apresentamos, entre outras atividades, a linha de investigação “Perceção das competências comunicacionais em estudantes de tecnologias da saúde: relação com variáveis psicológicas”, iniciada em 2015, que tem como objetivo avaliar/mapear a perceção da importância das competências comunicacionais dos estudantes das tecnologias da saúde com e sem UCs relacionadas com estas competências e com e sem contacto direto com doentes. Resultado desta prática pedagógica, que implica a adoção de uma postura mais ativa, proativa e responsável no processo de aprendizagem por parte dos estudantes e o trabalho no contexto de uma relação estreita com colegas e professores, espera-se desenvolver um conjunto de competências, promotoras de uma melhor adaptação à prática clínica e às exigências do mercado de trabalho e que se traduzam na qualidade dos serviços prestados em saúde. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dores, A. R., Martins, H., Reis, A., Salgado, A., Sousa, Z., Magalhães, A., & Macedo, R. (2016). Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 189–195. | |
dc.identifier.isbn | 978-989-98576-5-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14323 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/files/2014/03/FULLbookCNaPPES2016-1.pdf | pt_PT |
dc.subject | Problem Based Learning | pt_PT |
dc.subject | Competências transversais | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Saúde | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Dores | |
person.familyName | Reis | |
person.familyName | Salgado | |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Magalhães | |
person.familyName | Macedo | |
person.givenName | Artemisa | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Zita | |
person.givenName | Andreia Carla Fonseca | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier.ciencia-id | 6B12-301B-4A0F | |
person.identifier.ciencia-id | 9015-DE5A-33F7 | |
person.identifier.ciencia-id | 5D14-CCF2-3091 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4595-9816 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0986-6092 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8237-9522 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6305-0414 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5067-5717 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9612-1445 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7d7a1d54-0437-4feb-b34d-327cad6dfb0f | |
relation.isAuthorOfPublication | 07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110 | |
relation.isAuthorOfPublication | 60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a | |
relation.isAuthorOfPublication | 778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed | |
relation.isAuthorOfPublication | 58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e |