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Advisor(s)
Abstract(s)
As representações sociais podem ser entendidas como sistemas de significação utilizados na
orientação de ações individuais ou mesmo como referência para a categorização de pessoas e acontecimentos
(Jodelet, 2001; Moscovici, 1998). Aquelas conceções constroem-se, mesmo por quem ainda vai dando os
primeiros passos na experiência educativa que é a frequência quotidiana da escola, como resultado de influências
várias, para além dos próprios recursos cognitivos: os discursos sociais, os meios de comunicação, as tradições
escolares ou a subjetividade inerente às marcas histórica e socialmente situadas (Moscovici, 2001; Jodelet, 2011).
E no dia-a-dia, inevitavelmente, são elas que permitem a identificação como grupo social, a comunicação com
os demais, a conferência de sentido a intervenções quotidianas, seja o significado das práticas concretizadas
pelos professores ou os comportamentos adotados pelos pares na sala de aula (Castorina, 2017; Flick e Foster,
2008; Wagner et al., 1999).
Este trabalho pretende, assim, apresentar as representações construídas por 22 estudantes a
frequentarem o 1.º Ciclo do Ensino Básico, em instituições de ensino portuguesas, sobre o seu atual professor
(titular da turma), bem como as idiossincrasias inerentes à profissão docente. As suas perspetivas emergem
como elementos significativos para se analisar e conceptualizar aquela que, socialmente, se vai veiculando
como a identidade de tal grupo profissional, desde logo pelos desenhos e palavras de quem começa agora o seu
percurso escolar.
Metodologicamente, optou-se por uma investigação de carácter misto (envolvendo análise de dados
quantitativa e qualitativa), recolhendo-se as respostas dos alunos por via de um inquérito por questionário.
Este contemplou três questões distintas: uma tradicional, de resposta livre e um pouco mais extensa; outra para
associação de palavras e uma menos habitual e que requereu a elaboração de um desenho individual sobre a
figura do professor.
Os dados recolhidos tendem a representar uma professora (docente do sexo feminino), que tem uma
profissão importante, centrada na aprendizagem, semelhante ao que é perspetivado por Roldão (2005). A par
disso, reconhecem-se dois elementos simbólicos estruturais nessas representações: i) o quadro de ardósia,
com especial destaque na sala de aula, estando os alunos centralmente a fixarem-no; ii) o ponteiro, enquanto
instrumento utilizado, exclusivamente, pela docente.
Description
Keywords
1.º Ciclo do Ensino Básico Representações Professor(a) Identidade Profissional
Citation
Moreira, A. I., & Duarte, P. (2019). "As professores escrevem muito!": Representações de estudantes do 1.º Ciclo sobre a docência. Em P. Duarte, A. I. Moreira, F. L. Diogo, D. M. Fernandes, D. A. Ribeiro, J. A. Costa, & M. B. Canha (orgs.), O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? (pp. 11-27). Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.