Publication
"As professores escrevem muito!": Representações de estudantes do 1.º Ciclo sobre a docência
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T08:49:18Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T08:49:18Z | |
dc.date.issued | 2019-09 | |
dc.description.abstract | As representações sociais podem ser entendidas como sistemas de significação utilizados na orientação de ações individuais ou mesmo como referência para a categorização de pessoas e acontecimentos (Jodelet, 2001; Moscovici, 1998). Aquelas conceções constroem-se, mesmo por quem ainda vai dando os primeiros passos na experiência educativa que é a frequência quotidiana da escola, como resultado de influências várias, para além dos próprios recursos cognitivos: os discursos sociais, os meios de comunicação, as tradições escolares ou a subjetividade inerente às marcas histórica e socialmente situadas (Moscovici, 2001; Jodelet, 2011). E no dia-a-dia, inevitavelmente, são elas que permitem a identificação como grupo social, a comunicação com os demais, a conferência de sentido a intervenções quotidianas, seja o significado das práticas concretizadas pelos professores ou os comportamentos adotados pelos pares na sala de aula (Castorina, 2017; Flick e Foster, 2008; Wagner et al., 1999). Este trabalho pretende, assim, apresentar as representações construídas por 22 estudantes a frequentarem o 1.º Ciclo do Ensino Básico, em instituições de ensino portuguesas, sobre o seu atual professor (titular da turma), bem como as idiossincrasias inerentes à profissão docente. As suas perspetivas emergem como elementos significativos para se analisar e conceptualizar aquela que, socialmente, se vai veiculando como a identidade de tal grupo profissional, desde logo pelos desenhos e palavras de quem começa agora o seu percurso escolar. Metodologicamente, optou-se por uma investigação de carácter misto (envolvendo análise de dados quantitativa e qualitativa), recolhendo-se as respostas dos alunos por via de um inquérito por questionário. Este contemplou três questões distintas: uma tradicional, de resposta livre e um pouco mais extensa; outra para associação de palavras e uma menos habitual e que requereu a elaboração de um desenho individual sobre a figura do professor. Os dados recolhidos tendem a representar uma professora (docente do sexo feminino), que tem uma profissão importante, centrada na aprendizagem, semelhante ao que é perspetivado por Roldão (2005). A par disso, reconhecem-se dois elementos simbólicos estruturais nessas representações: i) o quadro de ardósia, com especial destaque na sala de aula, estando os alunos centralmente a fixarem-no; ii) o ponteiro, enquanto instrumento utilizado, exclusivamente, pela docente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moreira, A. I., & Duarte, P. (2019). "As professores escrevem muito!": Representações de estudantes do 1.º Ciclo sobre a docência. Em P. Duarte, A. I. Moreira, F. L. Diogo, D. M. Fernandes, D. A. Ribeiro, J. A. Costa, & M. B. Canha (orgs.), O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? (pp. 11-27). Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14650 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.subject | Professor(a) | pt_PT |
dc.subject | Identidade Profissional | pt_PT |
dc.title | "As professores escrevem muito!": Representações de estudantes do 1.º Ciclo sobre a docência | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 27 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 11 | pt_PT |
person.familyName | Moreira | |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |