Publication
À flor da pele: interioridades de um monólogo
dc.contributor.advisor | Durães, António Alberto Calçada Miranda | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cláudia Marisa Silva de | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sofia Príncipe dos Santos Sá | |
dc.date.accessioned | 2016-12-28T09:35:37Z | |
dc.date.available | 2016-12-28T09:35:37Z | |
dc.date.issued | 2016-11-05 | |
dc.description.abstract | O monólogo constitui um ponto alto no percurso artístico de um actor e, não obstante, nem todos os actores escolhem interpretá-lo e os que o fazem contam, muitas vezes, com uma experiência profissional já consolidada. Recorrendo ao tema das emoções para investigar o fenómeno, identificamos e quantificamos as emoções sugeridas pela ausência de contracena e ainda pela carga emotiva dos assuntos abordados - no caso, o Universo Feminino. Delineada como pesquisa transversal de abordagem qualitativa, a observação directa e participante vale-se então da interpretação de um monólogo e da criação de um texto original para o efeito. No decorrer do estudo, a vivência pessoal e subjectiva do pesquisador não consegue dar origem a um resultado definitivo mas é responsável por acrescentar os conceitos - público e crítica - à discussão. O público enquanto elemento de contracena e enquanto formador de opinião ou crítica. E de facto, já no final do processo, conclui-se que a questão da crítica, seja a do público ou a autocrítica, tem um impacto preponderante no comportamento dos actores e é precisamente na forma como lidam emocionalmente com essa questão que encontramos a resposta ao problema. | pt_PT |
dc.description.abstract | The monologue is a high point in the artistic career of an actor, and yet, not all actors choose to interpret it and those that do, often have a consolidated professional experience already. Using emotions as the theme to investigate the phenomenon, we identify and quantify the emotions suggested by the absence of co-actors and also by the emotional charge of the subjects - in this case, the female universe. Designed as a cross-sectional research with a qualitative approach, the direct and participant observation is made through the interpretation of a monologue and the creation of an original text for the purpose. During the study, personal and subjective experiences of the researcher did not give a definitive result but are responsible for adding the concepts - public and review - to the discussion. The public can be an integrated element and opinion-maker or critic. And indeed, at the end of the process, it is concluded that the criticism, either from the public or self-criticism, have a major impact on the behavior of actors and it is precisely how we deal with this issue emotionally that we find the answer to the problem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201486040 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9010 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Monólogo | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Contracena | pt_PT |
dc.subject | Público | pt_PT |
dc.subject | Crítica | pt_PT |
dc.subject | (Construção) Personagem | pt_PT |
dc.subject | Relação autora/encenadora - actriz | pt_PT |
dc.subject | Feminino | pt_PT |
dc.subject | Monologue | |
dc.subject | Emotions | |
dc.subject | Co-actors | |
dc.subject | Public | |
dc.subject | Critic | |
dc.subject | (Construction) Character | |
dc.subject | Relationship author/director - actress | |
dc.subject | Female | |
dc.title | À flor da pele: interioridades de um monólogo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Projeto para a obtenção do grau de Mestre em Teatro, Especialização em Encenação e Interpretação | pt_PT |