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Authors
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Abstract(s)
Introdução: Os Objetos de Aprendizagem (OA) têm sido alvo de discussão devido ao seu interesse
pedagógico nomeadamente nas ciências da saúde, pois permite uma dimensão maior em relação à
educação e ao acesso a informação credível, certificada e interativa à distancia. Os OA podem tem como
base de estudo, um caso clinico, um jogo ou até mesmo servir de apoio a outras actividades, que levem o
estudante a interagir com outras ferramentas aumentando assim a sua capacidade de síntese,
planeamento e critica. Com este trabalho pretende-se traçar os passos iniciais necessários para o
desenvolvimento do OA.
Métodos: O trabalho iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a fisiopatologia e tratamento emese
sustentados em manuais de referência, artigos científicos e guidelines de forma a estabelecer uma base
teórica. Para a construção do OA seguiu-se a proposta de Jesus, Gomes e Cruz (2012).
Apresentação de Resultados e Discussão: Obteve-se um referencial teórico baseado na evidência que
caracteriza 4 tipos de emese: associada ao movimento; associada à gravidez; associada a medicamentos
antineoplásicos e a contexto pós-operatório. O desenvolvimento do OA, foi constituído por fases, ou seja,
fase de análise que teve em consideração o contexto em que se processa a instrução, as características
gerais dos estudantes, as necessidades de instrução, e-conteúdos e informação base para a construção
do OA. Seguiu-se a fase de desenho instrucional do OA, que utilizou os resultados obtidos na fase
anterior para planear e desenvolver as atividades. Esta fase tem em consideração a estrutura hierárquica
de sequenciação dos conteúdos, estratégias de instrução e metodologias de avaliação. Finalmente, para
a construção do protótipo foi utilizada a ferramenta de autor XERTE.
Considerações Finais e Perspectivas Futuras: A construção deste OA representa mais um passo para
a investigação alargada para a produção e implementação de OA no ensino da Farmacologia e da
Terapêutica. Pretende-se agora que o OA seja sujeito a testes de compatibilidade com diferentes LMS e
também seja alvo de um processo de avaliação por profissionais e alunos.
Description
Keywords
Emese Objecto de aprendizagem Farmácia
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação