Publication
Fisiopatologia da emese - proposta de construção de um objecto de aprendizagem
dc.contributor.author | Sebastião, Sofia | |
dc.contributor.author | Jesus, Ângelo | |
dc.date.accessioned | 2013-05-30T08:05:04Z | |
dc.date.available | 2013-05-30T08:05:04Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Introdução: Os Objetos de Aprendizagem (OA) têm sido alvo de discussão devido ao seu interesse pedagógico nomeadamente nas ciências da saúde, pois permite uma dimensão maior em relação à educação e ao acesso a informação credível, certificada e interativa à distancia. Os OA podem tem como base de estudo, um caso clinico, um jogo ou até mesmo servir de apoio a outras actividades, que levem o estudante a interagir com outras ferramentas aumentando assim a sua capacidade de síntese, planeamento e critica. Com este trabalho pretende-se traçar os passos iniciais necessários para o desenvolvimento do OA. Métodos: O trabalho iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a fisiopatologia e tratamento emese sustentados em manuais de referência, artigos científicos e guidelines de forma a estabelecer uma base teórica. Para a construção do OA seguiu-se a proposta de Jesus, Gomes e Cruz (2012). Apresentação de Resultados e Discussão: Obteve-se um referencial teórico baseado na evidência que caracteriza 4 tipos de emese: associada ao movimento; associada à gravidez; associada a medicamentos antineoplásicos e a contexto pós-operatório. O desenvolvimento do OA, foi constituído por fases, ou seja, fase de análise que teve em consideração o contexto em que se processa a instrução, as características gerais dos estudantes, as necessidades de instrução, e-conteúdos e informação base para a construção do OA. Seguiu-se a fase de desenho instrucional do OA, que utilizou os resultados obtidos na fase anterior para planear e desenvolver as atividades. Esta fase tem em consideração a estrutura hierárquica de sequenciação dos conteúdos, estratégias de instrução e metodologias de avaliação. Finalmente, para a construção do protótipo foi utilizada a ferramenta de autor XERTE. Considerações Finais e Perspectivas Futuras: A construção deste OA representa mais um passo para a investigação alargada para a produção e implementação de OA no ensino da Farmacologia e da Terapêutica. Pretende-se agora que o OA seja sujeito a testes de compatibilidade com diferentes LMS e também seja alvo de um processo de avaliação por profissionais e alunos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/1639 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto | |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | Emese | por |
dc.subject | Objecto de aprendizagem | por |
dc.subject | Farmácia | por |
dc.title | Fisiopatologia da emese - proposta de construção de um objecto de aprendizagem | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto | por |
oaire.citation.title | IX Colóquio de Farmácia | por |
person.familyName | Jesus | |
person.givenName | Ângelo | |
person.identifier.ciencia-id | A91F-3585-4F42 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3972-8253 | |
person.identifier.rid | A-4404-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56153841300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2 |