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Fisiopatologia da emese - proposta de construção de um objecto de aprendizagem

dc.contributor.authorSebastião, Sofia
dc.contributor.authorJesus, Ângelo
dc.date.accessioned2013-05-30T08:05:04Z
dc.date.available2013-05-30T08:05:04Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: Os Objetos de Aprendizagem (OA) têm sido alvo de discussão devido ao seu interesse pedagógico nomeadamente nas ciências da saúde, pois permite uma dimensão maior em relação à educação e ao acesso a informação credível, certificada e interativa à distancia. Os OA podem tem como base de estudo, um caso clinico, um jogo ou até mesmo servir de apoio a outras actividades, que levem o estudante a interagir com outras ferramentas aumentando assim a sua capacidade de síntese, planeamento e critica. Com este trabalho pretende-se traçar os passos iniciais necessários para o desenvolvimento do OA. Métodos: O trabalho iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a fisiopatologia e tratamento emese sustentados em manuais de referência, artigos científicos e guidelines de forma a estabelecer uma base teórica. Para a construção do OA seguiu-se a proposta de Jesus, Gomes e Cruz (2012). Apresentação de Resultados e Discussão: Obteve-se um referencial teórico baseado na evidência que caracteriza 4 tipos de emese: associada ao movimento; associada à gravidez; associada a medicamentos antineoplásicos e a contexto pós-operatório. O desenvolvimento do OA, foi constituído por fases, ou seja, fase de análise que teve em consideração o contexto em que se processa a instrução, as características gerais dos estudantes, as necessidades de instrução, e-conteúdos e informação base para a construção do OA. Seguiu-se a fase de desenho instrucional do OA, que utilizou os resultados obtidos na fase anterior para planear e desenvolver as atividades. Esta fase tem em consideração a estrutura hierárquica de sequenciação dos conteúdos, estratégias de instrução e metodologias de avaliação. Finalmente, para a construção do protótipo foi utilizada a ferramenta de autor XERTE. Considerações Finais e Perspectivas Futuras: A construção deste OA representa mais um passo para a investigação alargada para a produção e implementação de OA no ensino da Farmacologia e da Terapêutica. Pretende-se agora que o OA seja sujeito a testes de compatibilidade com diferentes LMS e também seja alvo de um processo de avaliação por profissionais e alunos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/1639
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação
dc.subjectEmesepor
dc.subjectObjecto de aprendizagempor
dc.subjectFarmáciapor
dc.titleFisiopatologia da emese - proposta de construção de um objecto de aprendizagempor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Tecnologia da Saúde do Portopor
oaire.citation.titleIX Colóquio de Farmáciapor
person.familyNameJesus
person.givenNameÂngelo
person.identifier.ciencia-idA91F-3585-4F42
person.identifier.orcid0000-0003-3972-8253
person.identifier.ridA-4404-2012
person.identifier.scopus-author-id56153841300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2

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