Repository logo
 
Publication

Cooperando com todos e com cada um

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Dárida Maria
dc.contributor.authorSilva, Luísa Andreia Rodrigues
dc.date.accessioned2019-02-07T11:24:15Z
dc.date.available2019-02-07T11:24:15Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório surge como um documento base reflexivo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Na redação deste documento a mestranda procura apresentar e refletir sobre as suas ações em contexto e respetivas justificativas. Nessas (ações) apostou, em cada uma das regências, num ensino diversificado tendo em conta o público-alvo. Em concordância, as diretrizes basilares neste período passaram por promover aprendizagens contextualizadas e significativas, nas quais os estudantes adotaram uma postura ativa na realização das tarefas. Este documento espelha, ainda, o papel positivo da inovação no ensino através da apresentação de um projeto investigativo com foco numa nova estratégia de resolução de problemas – modeling bar- baseado no método de ensino da Matemática em Singapura. A Prática de Ensino Supervisionada contribuiu, assim, para o desenvolvimento da mestranda enquanto futura docente influenciada pelas necessidades, conhecimentos e interesses dos estudantes, que contribuíram de forma significativa para a atribuição do título Cooperar com todos e com cada um.pt_PT
dc.description.abstractThis report appears as a reflective document developed for the subject of Supervised Teaching Practice which belongs to the study plan of the Master’s in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. In the writing of this document the master student looked to present and reflect on the actions in context and their justifications. In these (actions) bet, in a diversified education taking into account the target audience. In agreement, the basic guidelines in this period were to promote contextualized and meaningful learning, in which the students adopted an active posture in the accomplishment of the tasks. This paper also discusses the positive role of innovation in teaching through the presentation of an investigative project focused on a new problem solving strategy - modeling bar - based on the teaching Singapore method of Mathematics. The Supervised Teaching Practice contributed to the development of the master's degree as a future teacher influenced by the needs, knowledge and interests of the students, who contributed significantly to the attribution of the title Cooperate with everyone and with each onept_PT
dc.identifier.tid202165582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12834
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagens significativas e contextualizadaspt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectSignificant and contextualized learningpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.titleCooperando com todos e com cada umpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_LuísaSilva_2018.pdf
Size:
11.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: