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Intervenção com recurso à Realidade Virtual na atenção de crianças com diagnóstico de PHDA

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Verificar a eficácia de uma intervenção com recurso a jogos de realidade virtual (RV), no tratamento da atenção, em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Realizou-se um estudo quase experimental de grupo único com estrutura pré-teste pós-teste, com uma amostra de 27 participantes crianças, com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, recrutados em duas clínicas. Os participantes foram avaliados através do Aim Trainer e do Reaction Time da plataforma online de testes Human Benchmark num primeiro momento antes da intervenção, num segundo momento, 4 semanas depois e no fim da intervenção. A intervenção teve a duração de 12 sessões e foi utilizada RV com jogos focados na atenção: Wack-a-mole, React e Shuffled. Após a recolha dos dados, procedeu-se a uma análise estatística, sendo utilizada estatística descritiva para caracterizar a amostra e ANOVAs de medidas repetidas para testar a hipótese. Verificou-se uma melhoria na atenção após a intervenção, havendo diferenças significativas nas pontuações dos participantes nos três momentos (pRTT=0,000; pAT=0,016) sugerindo que o desempenho melhorou ao longo do tempo. Com esta intervenção observaram-se melhorias na atenção após 12 semanas de intervenção com realidade virtual. A RV pode ser considerada uma ferramenta útil no tratamento da PHDA podendo se tornar num método de intervenção da prática da Terapia Ocupacional.

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Perturbação de hiperatividade e défice de atenção Atenção Realidade virtual

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