Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Percursos de Formação Profissional: Visões de um Contexto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art_Deolinda Ribeiro_2014.pdf2.66 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O que neste texto se explora é a visão de um contexto sobre os percursos de formação profissional que, mais não é do que a visão de um ponto ou um ponto de visão, tal como definiu Sá-Chaves (2010) ao reflectir ao conceito de supervisão. A visão aqui apresentada foi construída através do vaivém sistemático entre a experimentação e a reflexão sobre os processos de formação profissional de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, desenvolvidos no contexto da autora deste texto. Como forma de delimitar o campo de reflexão, o enfoque é colocado na iteração formativa entre escola de formação e centros de prática, dois contextos que, através do encontro das suas culturas em colaboração, criam espaços de construção e reconstrução de trajectórias de formação profissional docente.

Description

Keywords

Formação profissional Estratégias reflexivas Supervisão pedagógica Colaboração escola de formação - escola de prática

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Mangualde: Pedago

CC License