Repository logo
 
Publication

Refletir para crescer: A importância da autoavaliação no sucesso dos alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorSoares, Maria João Moreira
dc.date.accessioned2024-09-25T11:40:39Z
dc.date.available2024-09-25T11:40:39Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO Relatório de Estágio vigente foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este é um dos elementos de avaliação, assim como como um requisito formal para a aceitação a prova pública e para a conclusão do segundo ciclo de estudos superiores. Através deste documento, a professora em formação apresenta uma reflexão crítica sobre o seu estágio curricular nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, abrangendo o desenvolvimento do conhecimento científico, pedagógico e didático consequente da formação académica. A nível investigativo, planeou-se um projeto de investigação potenciado pela ação pedagógica num dos contextos educativos, em vista a averiguar de que forma é que a autoavaliação pode influenciar o sucesso escolar dos alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, foram desenvolvidas sessões – “Eu, tu e nós”, “Está aí alguém?” e “Querido eu, esta semana…” -, das quais os alunos se foram acostumando ao longo do tempo, repercutindo-se numa evolução positiva da turma em relação a este processo de avaliação. Ao longo deste relatório, a futura professora detalha seu trajeto de formação, culminando na construção do seu perfil docente.pt_PT
dc.description.abstractThe current Internship Report was developed as part of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. This is one of the assessment elements, as well as a formal requirement for acceptance to the public examination and for completion of the second cycle of higher studies. Through this document, the trainee teacher presents a critical reflection on her curricular internship in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, covering the development of scientific, pedagogical and didactic knowledge resulting from her academic training. At an investigative level, a research project was planned, fuelled by pedagogical action in one of the educational contexts, to find out how self-assessment can influence the academic success of primary school students. To this end, sessions were organised - "Me, you and us", "Is anyone there?" and "Dear me, this week..." -which the students got used to over time, resulting in a positive evolution of the class in relation to this assessment process. Throughout this report, the future teacher details her training journey, culminating in the construction of her teaching profile.pt_PT
dc.identifier.tid203701445
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26110
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectSaber docentept_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectTeaching knowledgept_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectSelf-evaluationpt_PT
dc.titleRefletir para crescer: A importância da autoavaliação no sucesso dos alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria João Soares_2024.pdf
Size:
28.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: