Publication
A música tradicional portuguesa na Educação Musical do 2º Ciclo: Um estudo de caso
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Boal-Palheiros, Graça | |
| dc.contributor.author | Santos, Bruno José Guimarães | |
| dc.date.accessioned | 2023-07-12T14:08:25Z | |
| dc.date.available | 2023-07-12T14:08:25Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.description.abstract | Este relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES). Está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, de carácter reflexivo, descrevo a observação da prática do Ensino da Educação Musical no Ensino Básico realizada ao longo do ano letivo 2021/2022. No segundo, contextualizo a Escola Básica e Secundária de Lustosa. na qual realizei a PES, e apresento uma breve caraterização da turma que me foi atribuída, bem como um cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro e último capítulo, exponho o projeto de Investigação desenvolvido no decurso da PES, intitulado A Música Tradicional Portuguesa na Educação Musical do 2º Ciclo: Um estudo de caso. Este capítulo compreende uma revisão da literatura. a justificação das metodologias de investigação adotadas. a descrição do projeto de investigação-ação, a discussão de resultados e as conclusões do estudo. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This report was written within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) program. lt is structured in three chapters. ln the first chapter I describe and reflect on the observation of the practice of Music Teaching in Basic Education carried out throughout the academic year 2021/2022. ln the second, I contextualize the school in which I took the STP (Escola Básica e Secundária de Lustosa) and present a brief description of the class that was assigned to me, as well as a schedule of the activities developed throughout the year. A personal reflection on the Supervised Teaching Practice follows. ln the third and final chapter, I present the research project developed during the STP, entitled A Música Tradicional Portuguesa na Educação Musical do 2º Ciclo: Um estudo de caso (a case study on Portuguese Traditional Music as a resource in Musical Education). This chapter comprises a review of the literature, the explanation of the adopted research methodologies, the description of the research process, the discussion of the results and the conclusions of the study. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203330366 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/23217 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
| dc.subject | Educação musical | pt_PT |
| dc.subject | Música tradicional portuguesa | pt_PT |
| dc.subject | Music education | pt_PT |
| dc.subject | Traditional portuguese music | pt_PT |
| dc.title | A música tradicional portuguesa na Educação Musical do 2º Ciclo: Um estudo de caso | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico | pt_PT |
