Publication
Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leitura
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | |
dc.contributor.author | Santos, Sandra | |
dc.contributor.author | Cadime, Irene | |
dc.contributor.author | Choupina, Celda | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T11:10:56Z | |
dc.date.available | 2019-12-11T11:10:56Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A plataforma AEA (https://aindaestouaprender.com/) tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente junto dos alunos que nela revelam dificuldades durante os primeiros 4 anos da escolaridade obrigatória. Com a plataforma pretende-se disponibilizar, a professores, a outros profissionais e também a pais, um conjunto de materiais e de atividades de avaliação e de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL). Na plataforma estão disponíveis três páginas: Saber mais, O que já sei e Vou aprender. A primeira inclui uma revisão teórica sobre as DAL, a segunda um conjunto de materiais de avaliação (consciência fonológica, identificação de letras, articulação de sílabas e constituintes silábicos, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura) e na terceira materiais visando a intervenção nas DAL (consciência fonológica, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura). O acesso à plataforma é livre, podendo ser efetuado a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. A plataforma foi construída quer para ser usada pelas crianças, com ou sem acompanhamento dos pais, quer sob a orientação do professor. Nesta comunicação apresenta-se o racional que sustentou a sua construção e as várias funcionalidades que a plataforma comporta. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-20-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15104 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação. INED | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/livro-resumos/livro-de-resumos-download-pdf/ | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades na aprendizagem da leitura | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.title | Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leitura | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 148 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 147 | pt_PT |
oaire.citation.title | ICRE'17 International Conference of Research in Education: livro de resumos: abstract book | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |