Repository logo
 
Publication

Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leitura

dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorSantos, Sandra
dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorChoupina, Celda
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.date.accessioned2019-12-11T11:10:56Z
dc.date.available2019-12-11T11:10:56Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA plataforma AEA (https://aindaestouaprender.com/) tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente junto dos alunos que nela revelam dificuldades durante os primeiros 4 anos da escolaridade obrigatória. Com a plataforma pretende-se disponibilizar, a professores, a outros profissionais e também a pais, um conjunto de materiais e de atividades de avaliação e de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL). Na plataforma estão disponíveis três páginas: Saber mais, O que já sei e Vou aprender. A primeira inclui uma revisão teórica sobre as DAL, a segunda um conjunto de materiais de avaliação (consciência fonológica, identificação de letras, articulação de sílabas e constituintes silábicos, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura) e na terceira materiais visando a intervenção nas DAL (consciência fonológica, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura). O acesso à plataforma é livre, podendo ser efetuado a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. A plataforma foi construída quer para ser usada pelas crianças, com ou sem acompanhamento dos pais, quer sob a orientação do professor. Nesta comunicação apresenta-se o racional que sustentou a sua construção e as várias funcionalidades que a plataforma comporta.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-20-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15104
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPolitécnico do Porto. Escola Superior de Educação. INEDpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/livro-resumos/livro-de-resumos-download-pdf/pt_PT
dc.subjectDificuldades na aprendizagem da leiturapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.titleAinda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leiturapt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.startPage147pt_PT
oaire.citation.titleICRE'17 International Conference of Research in Education: livro de resumos: abstract bookpt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RES_AdrianaBaptista_2017_3.pdf
Size:
61.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: