Repository logo
 
Publication

Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorRuivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa
dc.date.accessioned2017-06-06T14:04:05Z
dc.date.available2017-06-06T14:04:05Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractNos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years we have witnessed a change in the role of what school is considered to be, in particular the State School. Schools are expected to comply with the new central guidelines and with the responsibility in finding the most effective solutions for their performance. The increasing pressure on these educational organizations for school results is evident. In this study, we have analyzed the impact of the pressure to which schools are subject, with regard to school results, seeking to reflect on possible responses, always considering the school as a place to academically prepare students and also educate future citizens who want to be engaged in an active citizenship. Centering the case study in a school of Oporto, we seek to understand how the teachers’ perception of this pressure and the changes resulting therefrom affect the dynamic of the school organization , by using the survey technique of focus group, the intermediate leaderships, questionnaires to all teachers, document analysis technique, coordination and supervision proceedings . Finally an Action Plan was elaborated. This Plan aimed at outlining strategies to help in the development of better learning and thus promoting the success of students and the quality of that success.pt_PT
dc.identifier.tid201711559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9885
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectResultados escolarespt_PT
dc.subjectDinâmica escolarpt_PT
dc.subjectMelhoria das aprendizagenspt_PT
dc.subjectSchool resultspt_PT
dc.subjectSchool dynamicspt_PT
dc.subjectLearning improvementpt_PT
dc.titleResultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaLurdesRuivo_2016.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: