Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MariaLurdesRuivo_2016.pdf1.93 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso.
In recent years we have witnessed a change in the role of what school is considered to be, in particular the State School. Schools are expected to comply with the new central guidelines and with the responsibility in finding the most effective solutions for their performance. The increasing pressure on these educational organizations for school results is evident. In this study, we have analyzed the impact of the pressure to which schools are subject, with regard to school results, seeking to reflect on possible responses, always considering the school as a place to academically prepare students and also educate future citizens who want to be engaged in an active citizenship. Centering the case study in a school of Oporto, we seek to understand how the teachers’ perception of this pressure and the changes resulting therefrom affect the dynamic of the school organization , by using the survey technique of focus group, the intermediate leaderships, questionnaires to all teachers, document analysis technique, coordination and supervision proceedings . Finally an Action Plan was elaborated. This Plan aimed at outlining strategies to help in the development of better learning and thus promoting the success of students and the quality of that success.

Description

Keywords

Resultados escolares Dinâmica escolar Melhoria das aprendizagens School results School dynamics Learning improvement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License