Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART_DEM_Duarte_Monteiro_2021.pdf177.01 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em março de 2020, a pandemia forçou as Instituições do Ensino Superior portuguesas a adotarem o ensino remoto emergencial suportado por tecnologia digital. Desde então, têm-se sucedido períodos alternados de aulas presenciais e de aulas remotas online (total e parcialmente). No Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, e durante os vários estados de emergência decretados pelo governo, todas as aulas foram remotas, passando a ser parcialmente presenciais sempre que o alívio das restrições à circulação de pessoas o permitiu. No caso particular do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEP, as aulas teóricas foram sempre remotas, mas as aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais passaram a presenciais sempre que tal foi possível. Por isso, a maioria das aulas que os estudantes de Engenharia Mecânica tiveram entre março de 2020 e julho de 2021 foram remotas. Este estudo tem como objetivo investigar se estudantes e professores de unidades curriculares de projeto consideram o ensino remoto emergencial uma boa alternativa ao ensino presencial, qual a sua preferência e quais as características que as aulas remotas online devem ter para serem uma boa alternativa às aulas presenciais. No caso dos estudantes, o estudo é longitudinal, sendo ainda possível averiguar se as suas perceções mudaram com o passar do tempo e com a frequência de mais aulas de projeto, quer presenciais quer remotas. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes considera as aulas remotas uma boa alternativa e gostariam de vê-las substituir as aulas de projeto presenciais; o que não acontece com os professores. Os dados mais recentes mostram que os estudantes valorizam os aspetos que melhor replicam, em ambiente digital, as aulas presenciais, nomeadamente no que respeita a serem síncronas, à interação com o professor em pequenos grupos, a ver e ouvir o professor e poder mostrar-lhe o ecrã do computador. Os dados recolhidos junto dos professores na mesma altura se mostram concordantes com estes.

Description

Keywords

COVID-19 Ensino remoto emergencial Ensino superior Educação em engenharia

Citation

Duarte, M., & Monteiro, F. (2021). Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica. Revista de Ensino de Engenharia, 40, 310–320. https://doi.org/10.37702/REE2236-0158.v40p310-320.2021

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ABENGE

CC License

Altmetrics