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Advisor(s)
Abstract(s)
Em março de 2020, a pandemia forçou as Instituições do Ensino Superior portuguesas a adotarem o
ensino remoto emergencial suportado por tecnologia digital. Desde então, têm-se sucedido períodos
alternados de aulas presenciais e de aulas remotas online (total e parcialmente). No Instituto Superior
de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, e durante os vários estados de emergência decretados
pelo governo, todas as aulas foram remotas, passando a ser parcialmente presenciais sempre que o
alívio das restrições à circulação de pessoas o permitiu. No caso particular do Departamento de
Engenharia Mecânica do ISEP, as aulas teóricas foram sempre remotas, mas as aulas teórico-práticas
e práticas-laboratoriais passaram a presenciais sempre que tal foi possível. Por isso, a maioria das
aulas que os estudantes de Engenharia Mecânica tiveram entre março de 2020 e julho de 2021 foram
remotas. Este estudo tem como objetivo investigar se estudantes e professores de unidades
curriculares de projeto consideram o ensino remoto emergencial uma boa alternativa ao ensino
presencial, qual a sua preferência e quais as características que as aulas remotas online devem ter para
serem uma boa alternativa às aulas presenciais. No caso dos estudantes, o estudo é longitudinal, sendo
ainda possível averiguar se as suas perceções mudaram com o passar do tempo e com a frequência
de mais aulas de projeto, quer presenciais quer remotas. Os resultados mostram que a maioria dos
estudantes considera as aulas remotas uma boa alternativa e gostariam de vê-las substituir as aulas de
projeto presenciais; o que não acontece com os professores. Os dados mais recentes mostram que os
estudantes valorizam os aspetos que melhor replicam, em ambiente digital, as aulas presenciais,
nomeadamente no que respeita a serem síncronas, à interação com o professor em pequenos grupos,
a ver e ouvir o professor e poder mostrar-lhe o ecrã do computador. Os dados recolhidos junto dos
professores na mesma altura se mostram concordantes com estes.
Description
Keywords
COVID-19 Ensino remoto emergencial Ensino superior Educação em engenharia
Citation
Duarte, M., & Monteiro, F. (2021). Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica. Revista de Ensino de Engenharia, 40, 310–320. https://doi.org/10.37702/REE2236-0158.v40p310-320.2021
Publisher
ABENGE