Repository logo
 
Publication

Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica

dc.contributor.authorDuarte, Marina
dc.contributor.authorMonteiro, Fátima
dc.date.accessioned2021-11-09T11:11:42Z
dc.date.available2021-11-09T11:11:42Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEm março de 2020, a pandemia forçou as Instituições do Ensino Superior portuguesas a adotarem o ensino remoto emergencial suportado por tecnologia digital. Desde então, têm-se sucedido períodos alternados de aulas presenciais e de aulas remotas online (total e parcialmente). No Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, e durante os vários estados de emergência decretados pelo governo, todas as aulas foram remotas, passando a ser parcialmente presenciais sempre que o alívio das restrições à circulação de pessoas o permitiu. No caso particular do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEP, as aulas teóricas foram sempre remotas, mas as aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais passaram a presenciais sempre que tal foi possível. Por isso, a maioria das aulas que os estudantes de Engenharia Mecânica tiveram entre março de 2020 e julho de 2021 foram remotas. Este estudo tem como objetivo investigar se estudantes e professores de unidades curriculares de projeto consideram o ensino remoto emergencial uma boa alternativa ao ensino presencial, qual a sua preferência e quais as características que as aulas remotas online devem ter para serem uma boa alternativa às aulas presenciais. No caso dos estudantes, o estudo é longitudinal, sendo ainda possível averiguar se as suas perceções mudaram com o passar do tempo e com a frequência de mais aulas de projeto, quer presenciais quer remotas. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes considera as aulas remotas uma boa alternativa e gostariam de vê-las substituir as aulas de projeto presenciais; o que não acontece com os professores. Os dados mais recentes mostram que os estudantes valorizam os aspetos que melhor replicam, em ambiente digital, as aulas presenciais, nomeadamente no que respeita a serem síncronas, à interação com o professor em pequenos grupos, a ver e ouvir o professor e poder mostrar-lhe o ecrã do computador. Os dados recolhidos junto dos professores na mesma altura se mostram concordantes com estes.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do financiamento plurianual 2020-2023 atribuído ao CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da universidade do Porto [referência UIDB/00167/2020 e UIDP/00167/2020].pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, M., & Monteiro, F. (2021). Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica. Revista de Ensino de Engenharia, 40, 310–320. https://doi.org/10.37702/REE2236-0158.v40p310-320.2021pt_PT
dc.identifier.doi10.37702/REE2236-0158.v40p310-320.2021pt_PT
dc.identifier.issn2236-0158
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18832
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherABENGEpt_PT
dc.relationU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
dc.relationU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
dc.relation.publisherversionhttp://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1921pt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducação em engenhariapt_PT
dc.titleEnsino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânicapt_PT
dc.title.alternativeFace-to-face teaching or emergency remote teaching : what students and project teachers prefer and value in mechanical engineeringpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
oaire.awardTitleU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00167%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00167%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage320pt_PT
oaire.citation.startPage310pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Engenhariapt_PT
oaire.citation.volume40pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFelizardo Correia Duarte
person.familyNameMonteiro
person.givenNameMarina Isabel
person.givenNameFátima
person.identifierB-3037-2019
person.identifier.ciencia-idFB1D-5860-72FB
person.identifier.orcid0000-0002-3153-3251
person.identifier.orcid0000-0002-4398-0809
person.identifier.scopus-author-id57189024068
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4
relation.isAuthorOfPublication80977d49-8a6a-4599-a9c0-15b1dc76e887
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery80977d49-8a6a-4599-a9c0-15b1dc76e887
relation.isProjectOfPublication27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d
relation.isProjectOfPublicationa1586d9e-de7e-4212-b9e1-b19ab8534b50
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_DEM_Duarte_Monteiro_2021.pdf
Size:
177.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format