Publication
Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica
dc.contributor.author | Duarte, Marina | |
dc.contributor.author | Monteiro, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T11:11:42Z | |
dc.date.available | 2021-11-09T11:11:42Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Em março de 2020, a pandemia forçou as Instituições do Ensino Superior portuguesas a adotarem o ensino remoto emergencial suportado por tecnologia digital. Desde então, têm-se sucedido períodos alternados de aulas presenciais e de aulas remotas online (total e parcialmente). No Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, e durante os vários estados de emergência decretados pelo governo, todas as aulas foram remotas, passando a ser parcialmente presenciais sempre que o alívio das restrições à circulação de pessoas o permitiu. No caso particular do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEP, as aulas teóricas foram sempre remotas, mas as aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais passaram a presenciais sempre que tal foi possível. Por isso, a maioria das aulas que os estudantes de Engenharia Mecânica tiveram entre março de 2020 e julho de 2021 foram remotas. Este estudo tem como objetivo investigar se estudantes e professores de unidades curriculares de projeto consideram o ensino remoto emergencial uma boa alternativa ao ensino presencial, qual a sua preferência e quais as características que as aulas remotas online devem ter para serem uma boa alternativa às aulas presenciais. No caso dos estudantes, o estudo é longitudinal, sendo ainda possível averiguar se as suas perceções mudaram com o passar do tempo e com a frequência de mais aulas de projeto, quer presenciais quer remotas. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes considera as aulas remotas uma boa alternativa e gostariam de vê-las substituir as aulas de projeto presenciais; o que não acontece com os professores. Os dados mais recentes mostram que os estudantes valorizam os aspetos que melhor replicam, em ambiente digital, as aulas presenciais, nomeadamente no que respeita a serem síncronas, à interação com o professor em pequenos grupos, a ver e ouvir o professor e poder mostrar-lhe o ecrã do computador. Os dados recolhidos junto dos professores na mesma altura se mostram concordantes com estes. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do financiamento plurianual 2020-2023 atribuído ao CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da universidade do Porto [referência UIDB/00167/2020 e UIDP/00167/2020]. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, M., & Monteiro, F. (2021). Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica. Revista de Ensino de Engenharia, 40, 310–320. https://doi.org/10.37702/REE2236-0158.v40p310-320.2021 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.37702/REE2236-0158.v40p310-320.2021 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2236-0158 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18832 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | ABENGE | pt_PT |
dc.relation | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
dc.relation | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
dc.relation.publisherversion | http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1921 | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Educação em engenharia | pt_PT |
dc.title | Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica | pt_PT |
dc.title.alternative | Face-to-face teaching or emergency remote teaching : what students and project teachers prefer and value in mechanical engineering | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
oaire.awardTitle | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00167%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00167%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 320 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 310 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Engenharia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 40 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Felizardo Correia Duarte | |
person.familyName | Monteiro | |
person.givenName | Marina Isabel | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier | B-3037-2019 | |
person.identifier.ciencia-id | FB1D-5860-72FB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3153-3251 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4398-0809 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57189024068 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 80977d49-8a6a-4599-a9c0-15b1dc76e887 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 80977d49-8a6a-4599-a9c0-15b1dc76e887 | |
relation.isProjectOfPublication | 27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d | |
relation.isProjectOfPublication | a1586d9e-de7e-4212-b9e1-b19ab8534b50 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- ART_DEM_Duarte_Monteiro_2021.pdf
- Size:
- 177.01 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format