Repository logo
 
Publication

Empatia, respeito, tolerância: a prática docente pela voz dos discentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla Patrícia da Silva
dc.contributor.authorFerreira, Maria Lucinda Carneiro
dc.date.accessioned2024-10-07T17:06:01Z
dc.date.available2024-10-07T17:06:01Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado Empatia, Respeito, Tolerância: A prática docente pela voz dos discentes, decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisio nada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico e é um dos elementos avaliativos do percurso académico. O trabalho a seguir apresentado é uma descrição e reflexão sobre a prática educativa realizada ao longo de um ano letivo, com turmas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, apresentando desafios e conquistas, e mobilizando documentos normativos como as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e o documento regulador da Educação para a Cidadania, como forma de justificar a prática docente. Adicionalmente, é descrito um projeto de intervenção, desenvolvido com a turma de 6.º ano de Português, numa aproximação à investigação-ação, que procurou o melhoramento das relações entre colegas, com base no respeito, empatia, escuta empática e entreajuda.pt_PT
dc.description.abstractThis work, entitled Empathy, Respect, Tolerance: Teaching practice from the students' point of view, was carried out as part of the Supervised Teaching Practice curricular unit of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle Basic Education and is one of the evaluative elements of the academic course. The work presented below is a description and reflection on the educational practice carried out over the course of a school year, with classes in the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle, in the subjects of Portuguese and History and Geography of Portugal, presenting challenges and achievements, and mobilizing normative documents such as Essential Learning, the Profile of the Student Leaving Compulsory Schooling and the regulatory document on Education for Citizenship, as a way of justifying teaching practice. In addition, an intervention project is described, developed with the 6th grade Portuguese class, in an action-research approach, which sought to improve relations hips between colleagues, based on respect, empathy, empathetic listening and mutual help.pt_PT
dc.identifier.tid203705599
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26209
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectProjeto de intervençãopt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectIntervention projectpt_PT
dc.titleEmpatia, respeito, tolerância: a prática docente pela voz dos discentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Lucinda Ferreira_2024.pdf
Size:
3.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: