Publication
Eu sou porque tu és!: a importância da arte na construção da relação com o outro e no desenvolvimento de competências socioemocionais
| dc.contributor.advisor | Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e | |
| dc.contributor.author | Firmino, Gisela Marilda Martins | |
| dc.date.accessioned | 2024-09-03T16:12:59Z | |
| dc.date.available | 2024-09-03T16:12:59Z | |
| dc.date.issued | 2024-07-11 | |
| dc.description.abstract | O presente projeto, escrito na primeira pessoa, apresenta um breve enquadramento e uma revisão bibliográfica sobre as dimensões: infância, deficiência, inclusão, educação, educação inclusiva, teatro e a relação entre as dimensões e as competências socioemocionais que são o seu tema central. A produção criativa assentou em duas áreas que se fundiram, a criação artística colaborativa jovens com e sem deficiência e surdos, trabalhando a relação com o outro e as competências socioemocionais na Escola Eugénio de Andrade e um ciclo de três ações de sensibilização, para pais, educadores e comunidade, incindindo na relação entre a arte e pessoas com deficiência e/ou surdas, com a produção executiva de três espetáculos, um por temática, que incluiu um ensaio aberto da criação artística desenvolvida pelos jovens. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The present project, written in the first person, presents a brief framework and a literature review on the dimensions: childhood, disability, inclusion, education, inclusive education, theater, and the relationship between these dimensions and socio-emotional skills, which are its central theme. The creative production was based on two interconnected areas: the collaborative artistic creation of young people with and without disabilities and deaf individuals, working on the relationship with others and socio-emotional skills at the Eugénio de Andrade School, and a cycle of three awareness actions for parents, educators, and the community, focusing on the relationship between art and people with disabilities and/or deafness, with the executive production of three shows, one for each theme, which included an open rehearsal of the artistic creation developed by the young people. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203682459 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25898 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Teatro | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Competências socioemocionais | pt_PT |
| dc.subject | Produção criativa | pt_PT |
| dc.subject | Sensibilização | pt_PT |
| dc.subject | Inclusion | pt_PT |
| dc.subject | Theater | pt_PT |
| dc.subject | Education | pt_PT |
| dc.subject | Socio-emotional skills | pt_PT |
| dc.subject | Creative production | pt_PT |
| dc.subject | Awareness | pt_PT |
| dc.title | Eu sou porque tu és!: a importância da arte na construção da relação com o outro e no desenvolvimento de competências socioemocionais | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Projeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização em Direção de Cena e Produção | pt_PT |
