Repository logo
 
Publication

Acessibilidade aos laboratórios de informática nas escolas públicas de Grajaú-Maranhão: um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Fernando José
dc.contributor.authorSilva, Paulo Alex da
dc.date.accessioned2017-02-03T15:12:57Z
dc.date.available2017-02-03T15:12:57Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractDiante dos desafios enfrentados por professores das escolas da rede pública, no que diz respeito à usabilidade dos laboratórios de informática disponibilizados pelo governo Federal, através do ProInfo em todo o Brasil, objetivamos conhecer as razões da não acessibilidade e usabilidade desses laboratórios em duas escolas da rede municipal do Município de Grajaú – Estado do Maranhão. Para tanto, utilizamos um quadro teórico, em que se incluem autores de renome nacional e internacional, e recorremos a uma metodologia de cunho qualitativo, no formato de estudo de caso, com vistas a encontrar respostas aos nossos objetivos. Concluímos que a não acessibilidade e usabilidade aos laboratórios de informática instalados nas escolas do município de Grajaú-MA é decorrente do não reconhecimento por parte da equipe gestora dos benefícios que as TIC agregam ao processo educativo, a baixa qualificação dos quadros professorais, que se traduzem em distanciamento dos laboratórios de informática e a ausência de apoio por parte da Secretaria Municipal de Educação. Os sujeitos implicados no contexto parecem não reconhecer a importância do paradigma tecnológico como uma ferramenta que potencia aprendizagens significativas nas escolas municipais.pt_PT
dc.description.abstractFaced with the challenges faced by teachers in public schools, with regard to the usability of computer labs provided by the Federal Government, through the ProInfo in Brazil, aimed to know the reasons for non-accessibility and usability of these labs in two schools municipal of the Municipality of Grajaú - State of Maranhao. Therefore, we use a theoretical framework, which include national and internationally renowned authors, and resorted to a qualitative methodology in case study format, with a view to finding answers to our goals. We conclude that the non-accessibility and usability to computer labs installed in schools in the municipality of Grajaú-MA is due to the nonrecognition by the management team of the benefits that ICT add to the educational process, the low qualification of professorial tables that translate in distancing of computer labs and the lack of support from the City Department of Education. The subjects involved in the context does not seem to recognize the importance of technological paradigm as a tool that enhances meaningful learning in public schools.pt_PT
dc.identifier.tid201612275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9512
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectLaboratórios de Informáticapt_PT
dc.subjectGestão Escolarpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_PT
dc.subjectComputer Labspt_PT
dc.subjectSchool Managementpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectTeaching and learningpt_PT
dc.titleAcessibilidade aos laboratórios de informática nas escolas públicas de Grajaú-Maranhão: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PauloSilva_2016.pdf
Size:
846.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: