Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMacedo, Ana Cristina
dc.contributor.authorFernandes, Marília Silva
dc.date.accessioned2016-10-10T13:38:46Z
dc.date.available2016-10-10T13:38:46Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende ser um reflexo da prática educativa realizada e um contributo para a formação pessoal e profissional da mestranda, caracterizando-se por uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A revisitação e a análise refletida da ação, e das opções didático-pedagógicas que a orientaram, permitiram traçar um percurso para a melhoria das práticas educativas, determinante para o desenvolvimento da identidade docente. Desta experiência, salienta-se, por um lado, o trabalho realizado em par pedagógico, em todos os momentos do ciclo da supervisão, que potenciou momentos de debate e de reflexão – e, consequentemente, uma prática informada, criativa e rigorosa, fundamentada em princípios e valores partilhados. Por outro lado, destaca-se também a influência da filosofia do Movimento da Escola Moderna na conceção e implementação da Prática Educativa Supervisionada (PES), o que contribuiu ainda para a valorização da colaboração entre todos os atores envolvidos neste palco que é a ação educativa. Ao longo da PES, o par pedagógico privilegiou situações de ensino e de aprendizagem que favorecessem a cooperação e a comunicação bem como atividades que adequadas às necessidades do contexto educativo e aos interesses das crianças, baseada numa relação horizontal entre professores e alunos. Deste modo, a PES, sustentada num exercício de constante articulação entre teoria e prática, constituiu uma oportunidade de experienciar os desafios da docência e de compreender como é que esta pode concorrer para uma sociedade mais justa, livre e democrática.pt_PT
dc.description.abstractThe Training Report prepared under the Masters in Teaching in Basic Education - Primary and Lower Secondary Education, aims to be a reflect on the conducted educational practice and a contribution to the personal and professional development of this graduate student, being characterized by a critical, reflective and investigative attitude. The revisitation and reflected analysis on the action and on the didactic and pedagogical options that guided it, allowed tracing a path to improve educational practices, crucial for the development of teaching identity. From this experience, one is to stress, on the one hand, the work done in the form of teaching couple, at all times of the supervision cycle, which potentiated moments of debate and reflection - and thus an informed, creative and accurate practice, based on shared principles and values. On the other hand, one also highlights the influence of the Modern School Movement philosophy in the design and implementation of the Supervised Educational Practice (SEP), which also contributed to the enhancement of cooperation among all players involved in the stage that is the educational act. Along SEP, the teaching couple favoured teaching and learning situations that would promote cooperation and communication as well as appropriate activities to attend the needs of the educational context and the best interests of the children, based on an horizontal relationship between teachers and students. Thus, founded on an exercise of constant articulation between theory and practice, provided an opportunity to experience the challenges of teaching and to understand how this can contribute to a truly free, fair and democratic society.pt_PT
dc.identifier.tid201273276
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8537
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectformação pessoal e profissionalpt_PT
dc.subjectcooperaçãopt_PT
dc.subjectMovimento da Escola Modernapt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectpersonal and vocational trainingpt_PT
dc.subjectcooperationpt_PT
dc.subjectModern School Movementpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.title.alternativeO que é preciso é criar desassossegopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MaríliaFernandes_2016.pdf
Size:
6.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: