Repository logo
 
Publication

Políticas de inclusão escolar de alunos com deficiência visual e sua implementação em quatro escolas de Uberaba

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Susana Isabel da Costa Oliveira
dc.contributor.authorSouza, Carolina Fernandes Caetano de
dc.date.accessioned2018-01-15T14:35:16Z
dc.date.available2018-01-15T14:35:16Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral perceber a efetividade da implementação das práticas das políticas públicas no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência visual em quatro escolas regulares na cidade de Uberaba em Minas Gerais, Brasil. Das escolas estudadas, duas fazem parte da rede Estadual de ensino e duas da rede Municipal. Emprega-se o estudo de caso como percurso metodológico e os procedimentos adotados para o alcance do objetivo incluem revisão bibliográfica, análise documental, assim como aplicação de inquéritos por entrevistas e por questionários com alunos, diretores, especialistas e professores de escolas regulares de Uberaba que possuem alunos portadores de deficiência visual. Após a análise dos dados coletados pôde-se concluir com este estudo que há legislação sobre a inclusão escolar que define como proceder, porém não há efetividade no cumprimento destas leis.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to understand the effectiveness of the implementation of public policy practices regarding the inclusion of people with visual v impaired in four regular schools in the city of Uberaba, Minas Gerais, Brazil. Of the schools studied, two are part of the State education network and two of the Municipal network. The case study is used as a methodological course and the procedures adopted to reach the objective include bibliographical review, documentary analysis, as well as the application of interviews by questionnaires with students, principals, specialists and teachers of regular Uberaba schools that have students with visual impairments. After analyzing the data collected it was possible to conclude from this study that there is legislation on school inclusion that defines how to proceed, but there is no effectiveness in complying with these laws.pt_PT
dc.identifier.tid201834189
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10774
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDeficiência visualpt_PT
dc.subjectEfetividadept_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectVisual impairmentpt_PT
dc.subjectEffectivenesspt_PT
dc.subjectPublic policypt_PT
dc.titlePolíticas de inclusão escolar de alunos com deficiência visual e sua implementação em quatro escolas de Uberabapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CarolinaSouza_2017.pdf
Size:
2.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: