| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 192.51 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A globalização do conhecimento, as exigências do mercado de trabalho, o aumento da escolaridade da população, a disseminação das inovações científicas, a crescente incorporação da tecnologia na vida diária têm provocado alterações na sociedade. Todas estas mudanças obrigam a repensar os paradigmas que orientam o Ensino Superior, exigindo novas e diferentes competências, transformando profundamente o trabalho do professor.
Vários estudos sugerem que as organizações deveriam assegurar ao seu corpo docente, programas de desenvolvimento da carreira numa perspetiva integral, preparando os docentes para os múltiplos papéis que irão desempenhar que incluem o ensino, investigação e administração. Porém é frequente a participação do corpo docente nesta formação contínua pós-graduada não conferente de grau ser de caráter voluntário e
muitas vezes gratuito. A adesão a estas iniciativas tem acolhido alguns docentes entusiastas pelas questões pedagógicas. Estas questões não são apenas da responsabilidade de cada docente e não devem continuar a ser uma opção individual mas sim uma responsabilidade institucional com vista à melhoria dos serviços que presta.
Com base neste enquadramento a Presidência da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto entendeu ser relevante promover as competências pedagógicas profissionais dos seus docentes. O processo foi discutido desde o início do ano letivo 2016/2017 em múltiplas reuniões de trabalho entre o serviço de consultadoria e a Presidência. Uma das linhas orientadoras deste projeto caracteriza-se por envolver ativamente toda comunidade educativa, gerando um debate interno em torno do desenvolvimento profissional no Ensino Superior, procurando seguir as recomendações para uma formação mais eficaz, em contexto, a partir das necessidades das organizações.
Entendeu-se tratar de um processo de desenvolvimento profissional participado, reflexivo, realizado entre pares. Com o objetivo de caracterizar a realidade de forma mais holística e detalhada recolheram-se dados, através de metodologias qualitativas e quantitativas, junto dos estudantes, docentes e Presidência da instituição. Os resultados obtidos permitiram compreender melhor a realidade e identificar várias áreas a intervir nomeadamente em relação às metodologias de ensino mais ativas e colaborativos bem como às de avaliação. Os dados recolhidos reforçam a importância de investir neste domínio da formação dos docentes, frequentemente negligenciado por sobrecarga de tarefas de gestão e investigação na carreira docente.
Ainda que o contexto da ESS PPorto se caracterize por uma grande diversidade com licenciaturas, mestrados e pós-graduações na área da saúde acreditamos que esta metodologia tem aplicabilidade a outros contextos. Futuros estudos permitirão compreender melhor o impacto deste processo de avaliação de necessidades bem como das iniciativas de formação desenhadas para promover o desenvolvimento profissional dos docentes da ESS PPorto. É importante continuar a investigar as variáveis que podem influenciar este mesmo desenvolvimento.
Acreditamos que a atividade de docência, complexa e exigente, envolve competências que podem ser adquiridas e melhoradas através de uma postura reflexiva e informada sobre as nossas próprias práticas, em comunidade.
Description
Keywords
Docentes Desenvolvimento profissional
Pedagogical Context
Citation
Salgado, A., Portugal, P., Seabra, S., & Cruz, A. (2017). Um projeto de desenvolvimento profissional dos docentes da ESS PPorto. CNaPPES 2017 - – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 137–142.
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal
