Publication
A síndrome de burnout: um estudo em estudantes do ensino superior da área de tecnologias da saúde
dc.contributor.author | Magalhães, Andreia | |
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T09:21:55Z | |
dc.date.available | 2022-12-19T09:21:55Z | |
dc.date.issued | 2014-02 | |
dc.description.abstract | O recente aumento de interesse pela Síndrome de Burnout tem conduzido ao alargamento dos seus contextos de estudo, não se associando presentemente apenas a atividades profissionais de “relação de ajuda”, mas também a outras atividades que não sendo profissionais partilham de pontos comuns, como é o caso dos estudantes do ensino superior (ES) da àrea da saúde. Este estudo tem como objetivo analisar as associações entre a Síndrome de Burnout e diferentes variáveis sociodemográficas, psicossociais e académicas, nomeadamente os modelos pedagógicos (Problem Based Learning- PBL e modelo tradicional), nos estudantes do ensino superior da área de tecnologias saúde. Foi aplicado o Masch Burnout Inventory – Student Survey (MBI –SS ) junto dos estudantes dos diferentes anos académicos das licenciaturas de Audiologia, Fisioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. Os dados serão submitidos a análise estatistica inferencial propondo a correlação de Pearson. Para os testes de diferenças está indicado o t teste e a Anova. Espera-se assim encontrar diferenças significativas entre as dimensões da Síndrome de Burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização profissional) e os modelos pedagógicos administrados, possibilitando assim a reflexão sobre as implicações práticas no sistema académico e sugerir linhas para futuras investigações. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Magalhães, A., Dores, Artemisa Rocha, & Martins, Helena. (2014). A síndrome de burnout: Um estudo em estudantes do ensino superior da área detecnologias da saúde. Resumos do 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Suplemento ao volume 15, 240. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-0086 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21207 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://doczz.com.br/doc/177943/resumos-do-10%C2%BA-congresso-nacional-de-psicologia-da-sa%C3%Bade | pt_PT |
dc.title | A síndrome de burnout: um estudo em estudantes do ensino superior da área de tecnologias da saúde | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | 240 | pt_PT |
oaire.citation.title | PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS | pt_PT |
oaire.citation.volume | Suplemento ao Volume 15 | pt_PT |
person.familyName | Magalhães | |
person.familyName | Dores | |
person.givenName | Andreia Carla Fonseca | |
person.givenName | Artemisa | |
person.identifier.ciencia-id | 6B12-301B-4A0F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5067-5717 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4595-9816 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed | |
relation.isAuthorOfPublication | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 |