Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
191.1 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Olhar crítico sobre a aquisição de vocabulário para a indústria hoteleira no âmbito do primeiro
ano da licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, esta comunicação discute a
metodologia utilizada numa disciplina de língua inglesa para fins específicos, onde se abordam,
em articulação com uma das disciplinas nucleares, conteúdos relacionados com as atividades
operacionais da indústria da restauração e catering. Considerado o volume de léxico
especializado que se espera que os aprendentes venham a dominar e ainda que pareçam
considerar o seu domínio o melhor indicador de proficiência linguística, os primeiranistas
revelam não ter ainda desenvolvido estratégias que lhes permitam adquirir de forma autoregulada
e autónoma o léxico da indústria em que pretendem inserir-se, confiando no docente
para selecionar, explicar, traduzir ou definir “todas as palavras importantes” que pensam virão a
ser-lhes úteis. Partindo da premissa que importa contrariar esta tendência, tem vindo a ser
adotada uma estratégia com resultados satisfatórios, manifestos nas taxas de aprovação
rondando os 80%, ao longo dos últimos cinco anos, assente, paralelamente, no
desenvolvimento de atividades de cunho mais tradicional, desenhadas para suportar a
evolução da aprendizagem (scaffolding), por exemplo, com trabalho sobre variados inputs
linguísticos que permita o desenvolvimento das quatro macro-competências, associado à
atenção à forma (focus on form) e ao desenvolvimento do léxico, associado a uma orientação
task-based, atualizada na realização de um projeto interdisciplinar, intitulado TV cooking show.
Da análise qualitativa da metodologia, dos seus resultados, e da revisão da literatura
disponível, podemos concluir que, sendo simultaneamente um desafio para docentes e
discentes, esta orientação parece potenciar a autonomia dos estudantes, no que respeita à
identificação, organização e apropriação do léxico, bem como no desenvolvimento de
competências de pesquisa, organização e auto-avaliação, ainda que seja possível identificar
nos estudantes posteriores dificuldades na transferência destas competências para outras
unidades curriculares de língua inglesa.
Description
Keywords
LSP CLIL Metodologia Desenvolvimento Vocabular Hotelaria e restauração