Publication
"Eu nem sei o que é um badejo em Português!”
dc.contributor.author | Soares, Gisela | |
dc.contributor.author | Pataco, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T11:52:44Z | |
dc.date.available | 2018-07-23T11:52:44Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Olhar crítico sobre a aquisição de vocabulário para a indústria hoteleira no âmbito do primeiro ano da licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, esta comunicação discute a metodologia utilizada numa disciplina de língua inglesa para fins específicos, onde se abordam, em articulação com uma das disciplinas nucleares, conteúdos relacionados com as atividades operacionais da indústria da restauração e catering. Considerado o volume de léxico especializado que se espera que os aprendentes venham a dominar e ainda que pareçam considerar o seu domínio o melhor indicador de proficiência linguística, os primeiranistas revelam não ter ainda desenvolvido estratégias que lhes permitam adquirir de forma autoregulada e autónoma o léxico da indústria em que pretendem inserir-se, confiando no docente para selecionar, explicar, traduzir ou definir “todas as palavras importantes” que pensam virão a ser-lhes úteis. Partindo da premissa que importa contrariar esta tendência, tem vindo a ser adotada uma estratégia com resultados satisfatórios, manifestos nas taxas de aprovação rondando os 80%, ao longo dos últimos cinco anos, assente, paralelamente, no desenvolvimento de atividades de cunho mais tradicional, desenhadas para suportar a evolução da aprendizagem (scaffolding), por exemplo, com trabalho sobre variados inputs linguísticos que permita o desenvolvimento das quatro macro-competências, associado à atenção à forma (focus on form) e ao desenvolvimento do léxico, associado a uma orientação task-based, atualizada na realização de um projeto interdisciplinar, intitulado TV cooking show. Da análise qualitativa da metodologia, dos seus resultados, e da revisão da literatura disponível, podemos concluir que, sendo simultaneamente um desafio para docentes e discentes, esta orientação parece potenciar a autonomia dos estudantes, no que respeita à identificação, organização e apropriação do léxico, bem como no desenvolvimento de competências de pesquisa, organização e auto-avaliação, ainda que seja possível identificar nos estudantes posteriores dificuldades na transferência destas competências para outras unidades curriculares de língua inglesa. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11763 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://paol.iscap.ipp.pt/recles/images/Documentos/POSTERTeresaPataco_GiselaSoares.pdf | pt_PT |
dc.subject | LSP | pt_PT |
dc.subject | CLIL | pt_PT |
dc.subject | Metodologia | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Vocabular | pt_PT |
dc.subject | Hotelaria e restauração | pt_PT |
dc.title | "Eu nem sei o que é um badejo em Português!” | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Estoril, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | ReCLes.pt 2014 International Conference on Languages and the Market: Competitiveness and Employability at the Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies (ESHTE – Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Portugal) | pt_PT |
person.familyName | Soares | |
person.familyName | Azevedo Pataco | |
person.givenName | Gisela | |
person.givenName | Teresa Alexandra | |
person.identifier.ciencia-id | 1F18-80BE-1AA8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5599-1604 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2665-4435 | |
person.identifier.rid | HIZ-7212-2022 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55164705700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c50a9498-d6d6-462b-8e13-7f7cf14d354f | |
relation.isAuthorOfPublication | f7d71c63-3915-4aea-ad03-84cb83ce634a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f7d71c63-3915-4aea-ad03-84cb83ce634a |