Repository logo
 
Publication

"O melhor de mim" Projeto de investigação e intervenção social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorLopes, Liliana Teixeira
dc.contributor.authorRibeiro, Marta Daniela
dc.date.accessioned2018-06-22T11:47:38Z
dc.date.available2018-06-22T11:47:38Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório emerge de um projeto de desenvolvimento comunitário no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social com especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, assente numa metodologia de Investigação‐Ação Participativa. Este projeto tem como objetivo promover um envelhecimento ativo junto dos adultos idosos que frequentam as “Oficinas Intergeracionais” do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Baião de modo a extrair o que de melhor existe em cada um. Como tal, foram mobilizados os pressupostos do desenvolvimento comunitário, da educação de adultos permanente e da animação socioeducativa, que permitiram ao investigador, fundamentar e orientar a sua intervenção. Todavia este projeto de intervenção contou com a voz dos próprios agentes sociais, que elucidaram o investigador das suas motivações e possíveis condicionantes para a participação e que desta forma cooperaram na construção do mesmo, tornando‐os protagonistas desta intervenção. Portanto, procedeu‐se a uma visão holística da realidade, procurando sempre fazer uma triangulação da informação, de modo a atingir a esperada transformação social.pt_PT
dc.description.abstractThis report emerges a community devopment project, concerning a Masters in Education and Social Intervention, specializing in Community Development and Adult Education, based on a Participatory Investigation‐Action methodology. This project aims to promote an active ageing for elderly adults who attend “Intergenerational Workshops”, from the Local Contract of Social Development in Baião, in order to bring out the best in each of them. Thus, community development, lifelong adult education and socioeducational animation assumptions have been mobilized, which has allowed the investigator to inform and guide his intervention. Nevertheless, this intervention project counted on the social agents’ own voice, that have elucidated the investigator’s motivations and possible conditioning reasons for the participation. This way they have also cooperated in the construction of the project itself, being protagonist of this intervention. Therefore, there has been a holistic approach of reality, always trying to do an information triangulation, in order to obtain the expected social transformation.pt_PT
dc.identifier.tid201947358
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11744
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectEducação permanentept_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectParticipação socialpt_PT
dc.subjectActive ageingpt_PT
dc.subjectAdult educationpt_PT
dc.subjectLifelong educationpt_PT
dc.subjectCommunity developmentpt_PT
dc.subjectSocial participationpt_PT
dc.title"O melhor de mim" Projeto de investigação e intervenção socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MartaRibeiro_2017.pdf
Size:
25.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: