Repository logo
 
Publication

Aprender com Eles e para Eles: uma viagem pela Prática de Ensino Supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla
dc.contributor.authorPereira, Rita da Rosa
dc.date.accessioned2023-03-20T15:02:24Z
dc.date.available2023-03-20T15:02:24Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório denominado “Aprender com Eles e para Eles: uma viagem pela Prática de Ensino Supervisionada” surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O seu intuito é descrever, investigar, analisar e refletir criticamente sobre toda a ação pedagógica realizada no decorrer deste ano letivo. Ao longo do Relatório, toda a ação educativa é entendida de um ponto de vista reflexivo por parte da mestranda que procurou, no percurso da PES, desenvolver um processo de ensino e de aprendizagem contextualizado de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Apresenta-se ainda o projeto de investigação da mestranda levado a cabo ao longo do ano letivo centrado na História Local como forma de trabalhar as competências históricas basilares dos estudantes, recorrendo à aproximação à Metodologia de Trabalho por Projeto.pt_PT
dc.description.abstractThe present report called “Learning with Them and for Them: a journey through the Supervised Teaching Practice” appears within the scope of the Supervised Teaching Practice integrated in the 2nd year of the Master in Teaching of the 1st Cycle and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Its purpose is to describe, investigate, analyze, and critically reflect on all the pedagogical action carried out during this school year. Through the Report, the entire educational action is understood from a reflective point of view by the Master's student who sought, in the course of the PES, to develop a teaching and learning process contextualized according to the needs and interests of students. The research project carried out by the Master's student throughout the school year is also presented, focusing on Local History as a way of working on the basic historical skills of students, using the approach to the Project Work Methodology.pt_PT
dc.identifier.tid203252454
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22543
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho por Projetopt_PT
dc.subjectHistória localpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectReflection, researchpt_PT
dc.subjectWork methodology by projectpt_PT
dc.subjectLocal historypt_PT
dc.titleAprender com Eles e para Eles: uma viagem pela Prática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Rita Pereira_2022.pdf
Size:
9.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: