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A percepção da ética profissional pelo servidor público em uma organização educativa federal: um estudo de caso no Instituto Federal do Triângulo Mineiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorNascimento, Kermes Maria Otsuka Nassif Zehuri do
dc.date.accessioned2018-04-30T15:04:33Z
dc.date.available2018-04-30T15:04:33Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA ética está presente onde quer que haja convivência humana. Nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia não seria diferente, inclusive com regulação no Decreto 1.171/1994. Pretende-se no presente trabalho perscrutar o significado da ética em termos organizacionais, situando a ética profissional no contexto de uma organização educativa democrática. Busca a investigação entender como o agente público assimila o documento legal, avaliando sua percepção sobre o próprio conhecimento do código de conduta, a importância do mesmo e a capacitação como parte do processo de gestão da ética. Além do mais, dada a natureza do órgão escolhido, essencial se faz avaliar também se o servidor vincula a ética como um valor à missão institucional. Todos esses questionamentos servirão para avaliar se as ações adotadas para aprimoramento institucional ético indicam a efetividade do sentido da criação da lei.
dc.description.abstractEthics is present wherever there is human coexistence. In the Federal Institutes of Education, Science and Technology would not be different, including with regulation in Decree 1.171 / 1994. The aim of this study is to examine the meaning Of ethics in organizational terms, placing professional ethics in the context of a educational organization. It seeks the investigation to understand how the public agent assimilates the legal document, evaluating its perception on the own knowledge of the code of conduct, the importance of the same and the qualification as part of the process of management of the ethics. Moreover, given the nature of the chosen organ, it is essential to evaluate whether the server links ethics as a value to the institutional mission. All these questions will serve to evaluate if the actions adopted for ethical institutional improvement indicate the effectiveness of the meaning of the creation of the law.
dc.identifier.tid201976846
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11460
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectGovernança públicapt_PT
dc.subjectAdministração educacionalpt_PT
dc.subjectEthicpt_PT
dc.subjectPublic governancept_PT
dc.subjectEducational administationpt_PT
dc.titleA percepção da ética profissional pelo servidor público em uma organização educativa federal: um estudo de caso no Instituto Federal do Triângulo Mineiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

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