Repository logo
 
Publication

Impacto de estratégias propriocetivas e/ou vestibulares em sala de aula na melhoria do desempenho escolar de crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem: Revisão Sistemática e Meta-análise

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorTrigueiro, Maria João
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro Pereira
dc.contributor.authorSilva, Sara Manuela Neto da
dc.date.accessioned2016-12-29T14:30:11Z
dc.date.available2016-12-29T14:30:11Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractObjetivo: O objetivo deste estudo é sistematizar a evidência disponível para determinar se as estratégias propriocetivas e/ou vestibulares em sala de aula melhoram o desempenho escolar de crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem. Métodos: Conduziu-se a revisão sistemática com dezasseis artigos entre 2001 e 2015, após pesquisa na Pubmed, b-on, ISI WoK e Scopus. Avaliou-se a qualidade metodológica através da Quality Assessment Tool and Scoring Guidance Notes (QATSDD). Onze estudos foram submetidos a meta-análise por apresentarem dados comparativos para a permanência na posição de sentado, a permanência na tarefa e os comportamentos estereotipados; através do modelo de efeitos aleatórios. Resultados: Foram incluídos estudos de caso e estudos experimentais, em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), atraso de desenvolvimento, dificuldades de atenção e sem patologia, entre o pré-escolar e o 5º ano de escolaridade. As estratégias usadas foram o colete pesado e compressivo, a bola e a almofada, tendo como resultados as aquisições académicas, a produção de letras legíveis, a velocidade de finalização das tarefas, o número de distrações, os problemas de comportamento, os comportamentos estereotipados e a permanência na tarefa e na posição de sentado. A avaliação da qualidade pela QATSDD obteve scores entre 15 e 31. As estratégias propriocetivas e/ou vestibulares tiveram efeito positivo na permanência na posição de sentado e efeito muito próximo do positivo na permanência na tarefa. Já para os comportamentos estereotipados não foi verificado efeito. Para os restantes comportamentos, as estratégias parecem melhorar a produção de letras legíveis, a velocidade de finalização das tarefas e o número de distrações (um estudo). Quanto aos problemas de comportamento, a intervenção pareceu não ter efeito (três estudos). Conclusão: A intervenção parece melhorar a permanência na posição de sentado e, possivelmente a permanência na tarefa. Não podem ser retiradas conclusões para os outros resultados. Dada a heterogeneidade dos estudos, a qualidade metodológica e a ausência de grupo de controlo, sugere-se a realização de estudos com maior nível de evidência.pt_PT
dc.identifier.tid201678233
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9045
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRevisão sistemáticapt_PT
dc.subjectmeta-análisept_PT
dc.subjectintegração sensorialpt_PT
dc.subjectproprioceçãopt_PT
dc.subjectvestibularpt_PT
dc.subjectcolete pesadopt_PT
dc.subjectcolete compressivopt_PT
dc.subjectbolapt_PT
dc.subjectalmofadapt_PT
dc.subjectsala de aulapt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.titleImpacto de estratégias propriocetivas e/ou vestibulares em sala de aula na melhoria do desempenho escolar de crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem: Revisão Sistemática e Meta-análisept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Sara Silva.pdf
Size:
1.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: