Repository logo
 
Publication

DocĂȘncia: um jogo de conhecimentos

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLima, ClĂĄudia Maia
dc.contributor.authorAlves, Ana LuĂ­sa Elias
dc.date.accessioned2017-11-17T12:37:00Z
dc.date.available2017-11-17T12:37:00Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatĂłrio de estĂĄgio para obtenção do grau de mestre foi elaborado no Ăąmbito da Unidade Curricular (UC) de Integração Curricular: PrĂĄtica Educativa e RelatĂłrio de EstĂĄgio, do Mestrado em Ensino do 1.Âș e 2.Âș Ciclo de Ensino BĂĄsico (CEB), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto PolitĂ©cnico do Porto (IPP). Este documento pretende descrever de forma reflexiva as experiĂȘncias pedagĂłgicas desenvolvidas no ensino do 1.Âș CEB, com uma turma de 2.Âș ano de escolaridade, e no 2.Âș CEB, com uma turma do 5.Âș e outra do 6.Âș ano de escolaridade. A PrĂĄtica Educativa Supervisionada (PES) foi desenvolvida Ă  luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das prĂĄticas, adotando uma atitude reflexiva e crĂ­tica sobre a ação educativa. Este percurso desenvolveu-se atravĂ©s de um processo cĂ­clico que integrou observação, planificação, ação e reflexĂŁo, para o qual foi fundamental uma atitude indagadora de carĂĄter investigativo e crĂ­tico-reflexivo. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua prĂĄtica pedagĂłgica e a supervisĂŁo e cooperação na formação de professores. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teĂłricos que sustentaram a prĂĄtica educativa supervisionada. A reflexĂŁo assume-se, tanto no presente relatĂłrio de estĂĄgio como ao longo da prĂĄtica educativa supervisionada, como uma componente fundamental pois Ă© atravĂ©s desta que o professor avalia e melhora as suas prĂĄticas. O RelatĂłrio de EstĂĄgio ainda revela a dimensĂŁo investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, atravĂ©s da exploração de um projeto investigativo no Ăąmbito da MatemĂĄtica.pt_PT
dc.description.abstractThis training report to obtain a master’s degree was written as part of the curricular unit (UC) Integração Curricular: PrĂĄtica Educativa Superviosionada e RelatĂłrio de EstĂĄgio, included in the curriculum of the Master Course in Ensino dos 1.Âș e 2.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico of the Escola Superior de Educação (ESSE) of Instituto PolitĂ©cnico do Porto (IPP). This document aims to describe on a reflective way the pedagogical experiences developed in teaching of primary school, with a second class, and in highschool, with a fifth and a sixth class. The PrĂĄtica Educativa Supervisionada (PES) was developed on a research-action metodology, once it promoted a better practice by adopting a reflective and critic posture on a educational act. This journey was developed by a ciclic process that integrated observationa, planning, action and reflection. Initially, it is explained, legally and theoretically, the teacher professionalization, their pedagogical practice and the supervision and cooperation on teachers’s formation. It is intended therefore, to explore the legal and theoretical assumptions that supported the Supervised Teaching Practice, The reflection is, on this training report as well as along the supervision educational practice, as a fundamental componente because it’s through it that the teacher avaliates and improves his practices. The Internship Report also reveals the investigative dimension developed throughout the school year, by exploiting a research project involving the study of Mathematic.pt_PT
dc.identifier.tid201761343
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10447
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrĂĄtica educativapt_PT
dc.subjectReflexĂŁopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectInvestigationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.titleDocĂȘncia: um jogo de conhecimentospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1Âș e 2Âș Ciclos do Ensino BĂĄsicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaAlves_2016.pdf
Size:
16.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: