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A materialidade têxtil como manifestação das emoções
| dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Manuela Bronze da | |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Carolina Oliveira Marques de | |
| dc.contributor.author | Campos, Joana Margarida Costa | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-02T15:44:08Z | |
| dc.date.available | 2025-09-02T15:44:08Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-24 | |
| dc.description.abstract | Este projeto investiga o figurino enquanto meio expressivo e político, capaz de dar corpo a narrativas silenciadas e emoções ocultas. Através da criação de dois projetos distintos, MEDeUSA e A Era da Surdez, explora-se o potencial da materialidade têxtil, da reutilização e da desconstrução como instrumentos de afirmação estética e simbólica. Em MEDeUSA, revisita-se a figura mitológica de Medusa como metáfora de resistência íntima e de transformação, construída a partir de resíduos, camadas e texturas que evocam cicatrizes, libertação e memória. Já em A Era da Surdez, o contexto distópico da proibição da música gera uma resposta coletiva, na qual, o figurino atua como extensão de um grito partilhado, vibrante, cru e urgente. Na partilha de uma linguagem visual marcada pela imperfeição, fragmento e suspensão, a recusa aos padrões normativos propõe outras formas de escuta e presença. Entre o simbólico e o sensível, o figurino revela-se aqui como gesto poético de resistência e reinvenção. | por |
| dc.description.abstract | This project investigates costume design as an expressive and political medium, capable of giving form to silenced narratives and hidden emotions. Through the creation of two distinct projects, MEDeUSA and A Era da Surdez, it explores the potential of textile materiality, reuse, and deconstruction as instruments of aesthetic and symbolic affirmation. In MEDeUSA, the mythological figure of Medusa is revisited as a metaphor for intimate resistance and transformation, constructed from waste, layers, and textures that evoke scars, liberation, and memory. In A Era da Surdez, the dystopian context of a ban on music generates a collective response, in which costume acts as an extension of a shared cry, raw, vibrant, and urgent. Through a visual language marked by imperfection, fragmentation, and suspension, the rejection of normative standards proposes new forms of listening and presence. Between the symbolic and the sensorial, costume emerges here as a poetic gesture of resistance and reinvention. | eng |
| dc.identifier.tid | 203986040 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30341 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Revolta | |
| dc.subject | Transformação | |
| dc.subject | Consciência ambiental | |
| dc.subject | Materialidade | |
| dc.subject | Figurino | |
| dc.subject | Revolt | |
| dc.subject | Transformation | |
| dc.subject | Environmental conscience | |
| dc.subject | Materiality | |
| dc.subject | Costumes | |
| dc.title | A materialidade têxtil como manifestação das emoções | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Projeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização Figurino |
