Repository logo
 
Publication

A materialidade têxtil como manifestação das emoções

dc.contributor.advisorRocha, Maria Manuela Bronze da
dc.contributor.advisorSousa, Carolina Oliveira Marques de
dc.contributor.authorCampos, Joana Margarida Costa
dc.date.accessioned2025-09-02T15:44:08Z
dc.date.available2025-09-02T15:44:08Z
dc.date.issued2025-07-24
dc.description.abstractEste projeto investiga o figurino enquanto meio expressivo e político, capaz de dar corpo a narrativas silenciadas e emoções ocultas. Através da criação de dois projetos distintos, MEDeUSA e A Era da Surdez, explora-se o potencial da materialidade têxtil, da reutilização e da desconstrução como instrumentos de afirmação estética e simbólica. Em MEDeUSA, revisita-se a figura mitológica de Medusa como metáfora de resistência íntima e de transformação, construída a partir de resíduos, camadas e texturas que evocam cicatrizes, libertação e memória. Já em A Era da Surdez, o contexto distópico da proibição da música gera uma resposta coletiva, na qual, o figurino atua como extensão de um grito partilhado, vibrante, cru e urgente. Na partilha de uma linguagem visual marcada pela imperfeição, fragmento e suspensão, a recusa aos padrões normativos propõe outras formas de escuta e presença. Entre o simbólico e o sensível, o figurino revela-se aqui como gesto poético de resistência e reinvenção.por
dc.description.abstractThis project investigates costume design as an expressive and political medium, capable of giving form to silenced narratives and hidden emotions. Through the creation of two distinct projects, MEDeUSA and A Era da Surdez, it explores the potential of textile materiality, reuse, and deconstruction as instruments of aesthetic and symbolic affirmation. In MEDeUSA, the mythological figure of Medusa is revisited as a metaphor for intimate resistance and transformation, constructed from waste, layers, and textures that evoke scars, liberation, and memory. In A Era da Surdez, the dystopian context of a ban on music generates a collective response, in which costume acts as an extension of a shared cry, raw, vibrant, and urgent. Through a visual language marked by imperfection, fragmentation, and suspension, the rejection of normative standards proposes new forms of listening and presence. Between the symbolic and the sensorial, costume emerges here as a poetic gesture of resistance and reinvention.eng
dc.identifier.tid203986040
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30341
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectRevolta
dc.subjectTransformação
dc.subjectConsciência ambiental
dc.subjectMaterialidade
dc.subjectFigurino
dc.subjectRevolt
dc.subjectTransformation
dc.subjectEnvironmental conscience
dc.subjectMateriality
dc.subjectCostumes
dc.titleA materialidade têxtil como manifestação das emoçõespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização Figurino

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Joana_Campos_MAC_2025.pdf
Size:
76.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: