Repository logo
 
Publication

A contribuição das Salas de Recursos Multifuncionais no processo de inclusão nas escolas públicas estaduais, no município de Cabo Frio - R.J.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Fernando José
dc.contributor.authorCardoso, Gerlane Duarte Guerra
dc.date.accessioned2018-01-09T15:06:57Z
dc.date.available2018-01-09T15:06:57Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA presente dissertação teve o propósito de investigar a contribuição das Salas de Recursos Multifuncionais no processo de inclusão nas Escolas Públicas Estaduais no município de Cabo Frio-RJ. Que é ofertado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A sala de Recurso Multifuncional é um espaço prioritário dotado de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para ofertar o Atendimento Educacional especializado. Para alcançar o objetivo da pesquisa, utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa no formato de estudo de casos múltiplos, que envolveu duas escolas da rede Estadual de ensino no município de Cabo Frio. Como técnica de recolha de dados, recorremos à observação não participante nas duas Salas de Recursos Multifuncionais e entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente com dois gestores, oito professores regentes das classes inclusivas e dois professores das Salas de Recursos multifuncionais. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e validadas pelos participantes. Para sustentar teoricamente esta investigação fez-se uma revisão da literatura que consolida informações acerca da história da Educação Inclusiva e da legislação que concerne a Educação Especial. Os resultados das análises levaram a concluir que, a despeito de inúmeros obstáculos, de várias ordens, a Sala de Recursos Multifuncionais tem impactado positivamente os processos de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados nas escolas públicas estudadas.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation had the purpose of investigating the contribution of Multifunctional Resource Rooms in the process of inclusion in the state public schools of Cabo Frio-RJ. Offered to students with deficiencies, global development issues and gifted students, the Multifunctional Resource Room is a space with equipment and didactic material, which offers Specialized Educational Attendance. In order to reach the objectives of the research, it was used a qualitative method in the format of multiple case study, which involved two state schools in the city of Cabo Frio. As the method of collecting data it was utilized, non-participating observation in the Multifunctional Resource Rooms and semi structured interviews, realized individually with two managers, eight professors of inclusive classes and two professors of Multifunctional Resource Rooms. The interviews were recorded as audio and later transcribed and validated by the participants. In order to sustain the theoretical base of this investigation, there was a review of the literature which consolidates the information regarding the history of Inclusive Education and the legislation concerning Special Education. The results of the analysis led to the conclusion that, despite innumerous obstacles, the Multifunctional Resource Rooms had a positive impact in the process of inclusion of students with Special Education Necessities in the public schools that were part of the research.pt_PT
dc.identifier.tid201834340
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10722
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectRecursos multifuncionaispt_PT
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectMultifunctional resourcept_PT
dc.subjectSpecialized educational attendancept_PT
dc.titleA contribuição das Salas de Recursos Multifuncionais no processo de inclusão nas escolas públicas estaduais, no município de Cabo Frio - R.J.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_GerlaneCardoso_2017.pdf
Size:
1.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: