Publication
A simulação como estratégia de integração multidisciplinar na construção de ambientes de aprendizagem inovadores
dc.contributor.author | Gomes, Paulo Veloso | |
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T16:55:31Z | |
dc.date.available | 2023-02-10T16:55:31Z | |
dc.date.issued | 2019-05 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho aborda-se a prática pedagógica da unidade curricular (UC) de Simulações V, no 3º trimestre, do 3º ano da licenciatura de Farmácia, e da UC de Riscos Psicossociais, Comunicação e Intervenção, no 1º ano do Mestrado em Higiene e Segurança nas Organizações da Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto. As Áreas Técnico-Científicas de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática (Gestão da Informação) e de Ciências Sociais e Humanas responsáveis por estas UCs, têm como objetivo o desenvolvimento de competências de comunicação na área da saúde, e o desenho de ações de sensibilização, esclarecimento e/ou aconselhamento em saúde, bem como a sua dinamização junto das populações específicas a quem se destinam. Para concretizar os objetivos propostos é utilizada uma estratégia que visa a integração das novas tecnologias digitais cruzando competências socias e humanas com as competências técnicas e científicas dos estudantes. A estratégia de aprendizagem inclui a realização de projetos multidisciplinares focados em casos concretos e reais, que envolvem e promovem a aquisição de novas competências nas áreas mencionadas. Esta inovadora prática pedagógica tem permitido obter resultados muito satisfatórios em termos de aprendizagem e na adesão dos estudantes, permitindo colocar em prática os trabalhos desenvolvidos através de intervenções na comunidade, podendo os estudantes aferir e avaliar em contexto real o impacto e os resultados dos trabalhos que desenvolveram. As principais limitações prendem-se com a articulação entre o calendário escolar e a possibilidade de realização das intervenções, acabando estas por ter de ser realizadas em horário extracurricular. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, P. V., & Dores, Artemisa Rocha. (2019, maio). A simulação como estratégia de integração multidisciplinar na construção de ambientes de aprendizagem inovadores [Comunicação oral]. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-94-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22241 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições Politema | pt_PT |
dc.title | A simulação como estratégia de integração multidisciplinar na construção de ambientes de aprendizagem inovadores | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | 48 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019 | pt_PT |
person.familyName | Machado Veloso Gomes | |
person.familyName | Dores | |
person.givenName | Paulo Sérgio | |
person.givenName | Artemisa | |
person.identifier.ciencia-id | 9A16-6189-1AE7 | |
person.identifier.ciencia-id | 6B12-301B-4A0F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3975-2395 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4595-9816 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869 |