Repository logo
 
Publication

A simulação como estratégia de integração multidisciplinar na construção de ambientes de aprendizagem inovadores

dc.contributor.authorGomes, Paulo Veloso
dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.date.accessioned2023-02-10T16:55:31Z
dc.date.available2023-02-10T16:55:31Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractNeste trabalho aborda-se a prática pedagógica da unidade curricular (UC) de Simulações V, no 3º trimestre, do 3º ano da licenciatura de Farmácia, e da UC de Riscos Psicossociais, Comunicação e Intervenção, no 1º ano do Mestrado em Higiene e Segurança nas Organizações da Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto. As Áreas Técnico-Científicas de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática (Gestão da Informação) e de Ciências Sociais e Humanas responsáveis por estas UCs, têm como objetivo o desenvolvimento de competências de comunicação na área da saúde, e o desenho de ações de sensibilização, esclarecimento e/ou aconselhamento em saúde, bem como a sua dinamização junto das populações específicas a quem se destinam. Para concretizar os objetivos propostos é utilizada uma estratégia que visa a integração das novas tecnologias digitais cruzando competências socias e humanas com as competências técnicas e científicas dos estudantes. A estratégia de aprendizagem inclui a realização de projetos multidisciplinares focados em casos concretos e reais, que envolvem e promovem a aquisição de novas competências nas áreas mencionadas. Esta inovadora prática pedagógica tem permitido obter resultados muito satisfatórios em termos de aprendizagem e na adesão dos estudantes, permitindo colocar em prática os trabalhos desenvolvidos através de intervenções na comunidade, podendo os estudantes aferir e avaliar em contexto real o impacto e os resultados dos trabalhos que desenvolveram. As principais limitações prendem-se com a articulação entre o calendário escolar e a possibilidade de realização das intervenções, acabando estas por ter de ser realizadas em horário extracurricular.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, P. V., & Dores, Artemisa Rocha. (2019, maio). A simulação como estratégia de integração multidisciplinar na construção de ambientes de aprendizagem inovadores [Comunicação oral].pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8688-94-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22241
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Politemapt_PT
dc.titleA simulação como estratégia de integração multidisciplinar na construção de ambientes de aprendizagem inovadorespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage48pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019pt_PT
person.familyNameMachado Veloso Gomes
person.familyNameDores
person.givenNamePaulo Sérgio
person.givenNameArtemisa
person.identifier.ciencia-id9A16-6189-1AE7
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.orcid0000-0002-3975-2395
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Paulo Veloso Gomes.pdf
Size:
47.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: