Repository logo
 
Publication

Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo

dc.contributor.advisorAguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorMinnemann, Carl
dc.contributor.authorCalhaz, Miguel Luís da Cunha Reis
dc.date.accessioned2018-07-25T17:58:39Z
dc.date.available2018-07-25T17:58:39Z
dc.date.issued2018-07-19
dc.description.abstractO principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this report is centered in the reflection that describes the apprenticeship accomplished at the Conservatory of Music of JOBRA (CMJ) in the extent of the Master's degree in Teaching of Music - variant jazz double bass of ESMAE/IPP. This same report is divide in three chapters: the first, contains the description, characterization and context of the institution CMJ, as well as the teaching level (Professional Course); the second dedicated to the developed educational practice where consists the planning, reflections and registrations of observation of the school activity; finally, in the third chapter the investigation project is presented: a proposal of exercises for double bass, focused on techniques of development of the multi-partial independence, exploring concepts of bimanual coordination, adaptation and transfer of technical language, simultaneity of different functions and polyrhythmics.pt_PT
dc.identifier.tid201954915pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11774
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da Músicapt_PT
dc.subjectJazzpt_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectIndependência multi-parcialpt_PT
dc.subjectPolirritmiapt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectDouble basspt_PT
dc.subjectMulti-parcial independencept_PT
dc.subjectPolyrhythmicspt_PT
dc.titleContributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Jazzpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Miguel_Calhaz_MEM_2018.pdf
Size:
6.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: