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Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em educação social com pessoas sem-abrigo

dc.contributor.authorFerreira, Marta
dc.contributor.authorVEIGA, SOFIA
dc.date.accessioned2017-08-02T14:39:00Z
dc.date.available2017-08-02T14:39:00Z
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractA (co) construção de/o conhecimento da e sobre a realidade nasce da “tarefa” prioritária, imprescindível e potencial de estar no terreno. Num contexto de desenho e desenvolvimento de projetos de e em Educação Social, o investigador não só presencia, como vivencia a interação com as pessoas, numa postura de permanente atenção, escuta ativa e aceitação. O reconhecimento e a valorização do Outro na sua autenticidade abrem portas a um trabalho que se forma e fortalece na relação entre educador e educando. Assente nesta convicção, o artigo em apreço apresenta o projeto “Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em Educação Social com pessoas sem-abrigo”, desenvolvido na Casa da Amizade do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória. Posicionado metodologicamente na Investigação- Ação Participativa, o trabalho interventivo envolveu e deu voz a múltiplos atores sociais, nomeadamente profissionais, pessoas sem-abrigo e pessoas da comunidade. O recurso a várias técnicas acompanhou todo o processo de análise da realidade e desenvolvimento do projeto, permitindo a reunião de múltiplas informações percecionais e experienciais de todos os participantes, bem como o cruzamento das mesmas com contributos teóricos sustentáveis. Desta recolha e confronto de conhecimento, resultou o levantamento de problemas e necessidades, a par da identificação de potencialidades, constrangimentos e recursos, cruciais à planificação partilhada e à construção coletiva do projeto de e em Educação Social. Este, almejando responder às necessidades priorizadas, teve como finalidade Potenciar a autonomia e empoderamento, bem como o bem-estar pessoal e social dos sujeitos, e integrou duas Ações, De mãos dadas com a mudança e Bastidores da Amizade, desenvolvidas com dois grupos distintos, profissionais e pessoas sem-abrigo, norteados por um conjunto de objetivos gerais e específicos. Para uma avaliação que se pretendeu contínua, contextualizada e participada, isto é, transversal a todo o trabalho co construído, foi eleito o modelo de avaliação CIPP, de Stufflebeam e Shinkfield (1995). Assente nos pressupostos da Educação Social, as conclusões deste trabalho de investigação-ação apontam para a capacidade dos participantes refletirem e agirem no sentido da sua autonomização e empoderamento, tornando-se, simultaneamente, atores da realidade social e autores da sua própria vida e história.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-06-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10176
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Politécnico do Portopt_PT
dc.subjectProjeto de e em Educação Socialpt_PT
dc.subjectEmpoderamentopt_PT
dc.subjectSem-Abrigopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.titleUm novo passo para a autonomia: Um projeto de e em educação social com pessoas sem-abrigopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage272pt_PT
oaire.citation.startPage268pt_PT
oaire.citation.titleXXVII Congresso Internacional Pedagogia Socialpt_PT
person.familyNameSofia Pacheco Veiga
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-id0214-3735-461C
person.identifier.orcid0000-0001-9674-3295
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4c011637-4676-4dca-a514-d497dc3d36fc
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