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Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em educação social com pessoas sem-abrigo
dc.contributor.author | Ferreira, Marta | |
dc.contributor.author | VEIGA, SOFIA | |
dc.date.accessioned | 2017-08-02T14:39:00Z | |
dc.date.available | 2017-08-02T14:39:00Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.description.abstract | A (co) construção de/o conhecimento da e sobre a realidade nasce da “tarefa” prioritária, imprescindível e potencial de estar no terreno. Num contexto de desenho e desenvolvimento de projetos de e em Educação Social, o investigador não só presencia, como vivencia a interação com as pessoas, numa postura de permanente atenção, escuta ativa e aceitação. O reconhecimento e a valorização do Outro na sua autenticidade abrem portas a um trabalho que se forma e fortalece na relação entre educador e educando. Assente nesta convicção, o artigo em apreço apresenta o projeto “Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em Educação Social com pessoas sem-abrigo”, desenvolvido na Casa da Amizade do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória. Posicionado metodologicamente na Investigação- Ação Participativa, o trabalho interventivo envolveu e deu voz a múltiplos atores sociais, nomeadamente profissionais, pessoas sem-abrigo e pessoas da comunidade. O recurso a várias técnicas acompanhou todo o processo de análise da realidade e desenvolvimento do projeto, permitindo a reunião de múltiplas informações percecionais e experienciais de todos os participantes, bem como o cruzamento das mesmas com contributos teóricos sustentáveis. Desta recolha e confronto de conhecimento, resultou o levantamento de problemas e necessidades, a par da identificação de potencialidades, constrangimentos e recursos, cruciais à planificação partilhada e à construção coletiva do projeto de e em Educação Social. Este, almejando responder às necessidades priorizadas, teve como finalidade Potenciar a autonomia e empoderamento, bem como o bem-estar pessoal e social dos sujeitos, e integrou duas Ações, De mãos dadas com a mudança e Bastidores da Amizade, desenvolvidas com dois grupos distintos, profissionais e pessoas sem-abrigo, norteados por um conjunto de objetivos gerais e específicos. Para uma avaliação que se pretendeu contínua, contextualizada e participada, isto é, transversal a todo o trabalho co construído, foi eleito o modelo de avaliação CIPP, de Stufflebeam e Shinkfield (1995). Assente nos pressupostos da Educação Social, as conclusões deste trabalho de investigação-ação apontam para a capacidade dos participantes refletirem e agirem no sentido da sua autonomização e empoderamento, tornando-se, simultaneamente, atores da realidade social e autores da sua própria vida e história. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-06-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10176 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | pt_PT |
dc.subject | Projeto de e em Educação Social | pt_PT |
dc.subject | Empoderamento | pt_PT |
dc.subject | Sem-Abrigo | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.title | Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em educação social com pessoas sem-abrigo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 272 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 268 | pt_PT |
oaire.citation.title | XXVII Congresso Internacional Pedagogia Social | pt_PT |
person.familyName | Sofia Pacheco Veiga | |
person.givenName | Helena | |
person.identifier.ciencia-id | 0214-3735-461C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9674-3295 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4c011637-4676-4dca-a514-d497dc3d36fc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4c011637-4676-4dca-a514-d497dc3d36fc |