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  • Os pais e a importância do Brincar: perceções de um grupo de pais de crianças até aos seis anos – Uma descrição qualitativa
    Publication . Matos, Paula; Trigueiro, Maria João; Portugal, Paula
    A presente descrição qualitativa visa compreender, a partir do olhar dos intervenientes nos contextos de vida da criança, nesta caso, os pais de crianças até aos seis anos, que importância atribuem ao brincar, enquanto promotor do desenvolvimento infantil. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada a 20 pais selecionados de forma não-probabilística intencional. A análise de dados recorreu à codificação aberta por dois investigadores independentes, sendo a codificação final obtida por consenso. Os resultados mostraram que os pais de crianças em idade pré-escolar dão maior importância às atividades de caráter estruturado e educativo em detrimento de um brincar livre e a substituição de um brincar ativo ao ar livre por outro mais sedentário, em contextos mais controlados. O tempo de brincadeira entre pais e filhos é reduzido, em função das densas rotinas familiares. Verificou-se a introdução, cada vez mais precoce, de dispositivos tecnológicos em detrimento de outras formas de brincar.
  • Tradução, adaptação e contributo para a validação da escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale para a população portuguesa
    Publication . Figueiredo, Sofia; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Almeida, Raquel; Coelho, Tiago; Sousa, Sara; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Simões-Silva, Vitor
    O conceito de Bem-Estar Mental tem ganho mais destaque internacionalmente, sendo um aspeto crucial da saúde, com impacto na funcionalidade. Assim, em Portugal, impõe-se a necessidade de possuir medidas validadas que avaliem o bem-estar das populações. Traduzir, adaptar culturalmente e contribuir para validar a Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS), que avalia o bem-estar mental subjetivo e psicológico, para a população portuguesa. Após a aprovação da tradução portuguesa por um painel de peritos, a escala foi aplicada a 1728 indivíduos da área metropolitana do Porto recrutados por conveniência, bem como o Índice de Felicidade de Pemberton, para uma análise da validade de critério. Utilizou-se o alpha de Cronbach para avaliar a consistência interna e uma análise fatorial exploratória para a validade de construto. Ambos os instrumentos foram aplicados duas vezes a 39 participantes, com aproximadamente uma semana de intervalo, para testar a fiabilidade teste-reteste. Obteve-se um alpha de Cronbach de 0,91, sugerindo uma consistência interna muito boa. A análise fatorial confirmou a unidimensionalidade do instrumento, com todos os itens a saturarem um único fator. Verificou-se uma alta correlação entre a WEMWBS e o instrumento usado como medida de critério, com r=0,75. A fiabilidade teste-reteste obteve uma alta correlação, com r=0,77. Os valores obtidos neste primeiro estudo de validação da WEMWBS para a população portuguesa encontram-se próximos dos da versão original, podendo ser considerado como um contributo legítimo e importante para a sua concretização.
  • Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP
    Publication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, Vitor
    Nos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
  • Validação do Pemberton Happiness Index (PHI) para a população portuguesa
    Publication . Maia, Inês Teixeira; Coelho, Tiago; Guimarães, Ana Cláudia; Simões De Almeida, Raquel; Simões-Silva, Vitor; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Marques, António; Trigueiro, Maria João
    Dada a atenção que o bem-estar tem recebido mundialmente por ser um aspeto crucial da saúde geral dos indivíduos, a sua avaliação torna-se cada vez mais importante. Assim, emerge a necessidade de validação de instrumentos breves e integrativos que avaliem os níveis de bem-estar na população. Contribuir para a adaptação cultural e validação psicométrica do Pemberton Happiness Index (PHI) para a população portuguesa. A amostra foi por conveniência, composta por 1728 indivíduos, com recolhas online e em papel. Foram avaliadas a consistência interna, fiabilidade teste-reteste, validade de construto, de conteúdo e de critério. A amostra foi constituída maioritariamente por mulheres (n=1185), com uma média de idades de 20,04 ± 20,38 anos. A consistência interna do PHI foi muito boa (α=0,90), bem como a fiabilidade teste reteste, com r=0,79 e p≤0,01 para a correlação entre totais e com valores a variar entre ]0,20; 0,46[ na Secção A e ]-0,05;0,69[ na Secção B. Na validade de construto, apenas o item 10 da Secção A apresentou valores inferiores ao tabelado, colocando-se em questão a validade desse item. A validade de critério apresentou uma correlação alta (r=0,75; p≤0,01), quando comparado com a Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS). Considerando as boas propriedades psicométricas obtidas, este instrumento pode servir de contributo para avançar na complexa tarefa de medir o bem-estar, bem como de monitorizar e avaliar mudanças nesses níveis.
  • Percursos de vida e perspetiva de morte em pessoas idosas com risco de suicidio
    Publication . Nunes, Ana Sofia; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João
    O suicídio e os comportamentos suicidários são um problema de saúde pública. A ideação suicida nem sempre se torna no ato efetivo, por vezes passa apenas por pensamentos, desejos, sentimentos ou planos de autodestruição. Numa fase da vida avançada em que a situação de dependência a vários níveis vai aumentando, o suicídio surge como libertação da condição de decadência, dependência e fragilidade. O objetivo do estudo foi compreender os percursos de vida e a perspetiva de morte em idosos com risco de suicídio, recorrendo-se a histórias de vida de três pessoas idosas institucionalizadas, através de entrevistas semi-estruturadas. Os percursos de vida são distintos, têm pontos em comum, fazendo-nos refletir sobre a relação entre percurso de vida e as questões relacionadas com o suicídio, em que os fatores emocionais, físicos, sociofamiliares, as perdas e a própria situação de dependência contribuem para uma maior fragilidade do individuo colocando-o em risco.
  • Validação do Mental Health Promoting Knowledge Scale (MHPK-10) para a população portuguesa
    Publication . Guimarães, Ana Cláudia; Trigueiro, Maria João; Coelho, Tiago; Maia, Inês Teixeira; Simões De Almeida, Raquel; Simões-Silva, Vitor; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Marques, António
    A Literacia em Saúde Mental refere-se aos conhecimentos e competências necessárias para promover a saúde mental e, para a avaliar, são necessárias medidas válidas e abrangentes. Em Portugal, não existe nenhuma medida validada que permita avaliar o conhecimento sobre os fatores que promovem uma saúde mental positiva. Traduzir e adaptar culturalmente o MHPK-10 para a população portuguesa. A amostra foi recrutada através de um método não probabilístico, por conveniência, em várias instituições da Área Metropolitana do Porto e através de questionário online. A validação englobou a tradução e adaptação cultural da versão original do MHPK-10 e a análise das propriedades psicométricas: fiabilidade – teste-reste e consistência interna - validade de conteúdo, validade de construto e validade de critério. A amostra compreende 1728 indivíduos com idades entre os 14 e os 95 anos. O valor da consistência interna é razoável (α=0,79) e os valores do teste-reteste suportam a fiabilidade do instrumento. Da análise fatorial forçada a um fator resultaram valores satisfatórios, explicando uma variância de 35,92%. Na validade de critério obteve-se uma correlação baixa (r=0,32). As propriedades psicométricas aparentam ser razoáveis, apesar de estudos adicionais serem necessários. O presente trabalho é um contributo positivo para a validação do MHPK-10.
  • Physiotherapy student´s perceptions of the problem based learning curriculum implementation process
    Publication . Macedo, Rui; Trigueiro, Maria João; Portugal, Paula; Sousa, Helena; Faias, Joaquim
    The Bologna declaration process was an opportunity for a major change in Physiotherapy curriculum at Escola Superior de Saúde do Porto – Portugal. In 2008-2009 school year a Problem Based Learning curriculum was adopted. Literature and a previous study pointed to student’s resistance and to problems associated with the implementation of this new aproach. Regular meetings with student’s where put in place in order to deal with this anticipated problems. For each meeting there was a written record. For each curricular year, three or more Curricular Units produced regular meetings. Two or more meeting records were produced in most Curricular Units. The aim of this study is to understand the perceptions of 1st, 2nd and 3rd year Physiotherapy students about the PBL approach, during the first year of implementation. A Corpus of 24 records from the 1st, 2nd and 3th year meetings was submitted to Thematic Content Analysis by two referees which agreed on a posteriori categorical system. Peer debriefing was used to ensure trustworthiness and authenticity. The analysis revealed 4 dimensions – Means, Organization, Curriculum, Assessment - which included all themes relating to major areas of concern. Major concerns changed throughout the curricular units and throughout the year and differed from student’s curricular year. Means strongly influenced the other dimensions. Organization problems resulted mainly from lack of experience of curriculum designers. Curriculum dimension reveals some misunderstanding of Problem Based Learning both from students and teachers whereas Assessment problems relate mainly to subjects, methods and the timing of information to students.
  • Mental health literacy and stigma in a municipality in the north of portugal: a cross-sectional study
    Publication . Simões de Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria João; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Simões-Silva, Vítor; Campos, Filipa; Silva, Maria; Marques, António
    Portugal has Europe’s second-highest prevalence of psychiatric illnesses, and this is the reason why mental health literacy (MHL) and stigma should be addressed. This study aimed to investigate the mental health literacy and stigma levels among different groups of people from Póvoa de Varzim, a municipality in the north of Portugal. Students, retired people, and professionals (education, social, and healthcare fields) were recruited using a convenience sample from June to November 2022. Participants’ MHL levels were evaluated using the Mental Health Promoting Knowledge Scale (MHPK), Mental Health Literacy Measure (MHLM) and Mental Health Knowledge Schedule (MAKS). Stigma levels were evaluated using Community Attitudes towards Mental Illness (CAMI) and the Reported and Intended Behaviour Scale (RIBS). A total of 928 questionnaires were filed. The respondents included 65.70% of women, a mean age of 43.63 (±26.71) years and 9.87 (±4.39) years of school education. MHL increased with age, education level and was higher in women (p < 0.001). A higher level of MHL was seen in health professionals (p < 0.001). Findings revealed that older people stigmatized people with mental illness more (p < 0.001), and the female gender stigmatize less (p < 0.001). In addition, results showed that stigma decreased with higher mental health literacy (r between 0.11 and 0.38; p < 0.001). To conclude, specific campaigns that promote mental health literacy should be tailored to specific profiles within this population to address those that have more stigma.
  • Perceptions of occupational therapy students of Escola Superior de Saúde do Porto - Portugal about the PBL approach
    Publication . Macedo, Rui; Trigueiro, Maria João; Portugal, Paula; Sousa, Helena; Faias, Joaquim
    The Student's role in the new learning paradigm has become central after the implementation of the Bologna process. When we made the choice to build a Problem Based Learning curriculum, we knew that we were heading to the construction of a learning community where the student was asked to play the main role in building knowledge and acquiring skills. In this pedagogical method, learning is based in participation and sharing. This also means new responsibilities. According with the literature, this concept seems to conduct to some resistance and adverse reactions from students. Nevertheless, this approach is pointed as promoting active learning and support knowledge and skills acquisition in real life situations. These characteristics suit it very attractive as a model of teaching for an Occupational Therapy Course, reason why it was adopted at the School of Allied Health Sciences of Polytechnic of Porto - Portugal starting in the 2008-2009 scholar year. The aim of this study is to understand the perceptions of 1st, 2nd and 3rd year Occupational Therapy students about the PBL approach, during the first year of implementation. We conduct a qualitative exploratory study, using a Corpus of 11 records of meetings, which are analyzed using Content Analyses. Adopting an a posteriori categorical system as strategy, three investigators working independently proceed to the analysis of the records in order to obtain an inter-rater agreement. Peer debriefing is used to ensure trustworthiness and authenticity. Five dimensions are revealed by the analysis: PBL approach, Curriculum, Organization, Resources, and Physical Context. These dimensions are similar between students from several curricular years. The major concern is related with the lack of resources and the need of feedback revealed by students during the curricular units ongoing and evaluation moments. Also the need for a high support from the tutors is pointed by students. The resources available are sparsely and results in a higher need for support from teachers, especially from those who are tutors. Difficulties with organization, namely with feedback provided are due to lack of experience from teachers and students unsafe concerning their own competences. Students consider that PBL approach requires much hours of hard work per week. They also think it is a more difficult learning method. Even so, they refer a better acquisition of knowledge and skills and recognize the positive aspects of the approach.
  • Assessing the efficacy of the ‘Bicho De 7 Cabeças’ B-learning school-based program in enhancing mental health literacy and reducing stigma
    Publication . Meilsmeidth, Gislene; Trigueiro, Maria João; Simões-Silva, Vítor; Simões de Almeida, Raquel; Portugal, Paula; Gomes, Paulo Veloso; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Monteiro, Pedro; Soutelo, Ana Paula; Marques, António
    The prevalence of mental disorders in adolescents has a considerable impact on daily life, restricting tasks and diminishing overall quality of life while potentially leading to stigmatization. This study aims to measure the impact of a mental health literacy intervention program, called “Bicho de 7 Cabeças” project, in b-learning format, on the increase of knowledge and the decrease of stigma in young people from Póvoa de Varzim, in Portugal. A quasi-experimental study was conducted, from November 2022 to May 2023, involving an experimental group (“Bicho de 7 Cabeças” protocol) and an active control group (informational brochures), utilizing a pre-test/post-test design. Mental Health Literacy Measure-MHLM, Mental Health Promoting Knowledge Scale-MHPK-10, Mental Illness Knowledge Schedule-MAKS, Reported and Intended Behaviour Scale-RIBS, and Community Attitudes toward People with Mental Illness-CAMI were used. A total of 504 young students from the 9th grade enroll in this study, with a mean age around 14 years old. There is a significant difference between stigma (p <.001) and knowledge (p <.001) scores at baseline and follow-up. The results of this study shows that interventions aimed at young people for the promotion of mental health literacy and stigma reduction are needed and more initiatives should be implemented in schools to address these problems.