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DA COSTA ALVES DA SILVA, JOSÉ ANTÓNIO

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  • A operacionalização de eventos gastronómicos na educação/formação em hotelaria e restauração
    Publication . Campos, Joana; Melo, António; Oliveira, Mónica; Silva, José António; Fonseca, Rui; Quintas, Marta; Fernandes, Patrícia; Correia, Rosa
    O planeamento e organização de eventos gastronómicos apresenta-se como uma oportunidade de simulação na formação em hotelaria e restauração, uma vez que potencia a simbiose entre os contextos teórico e prático que são inerentes a esta área, procurando a semelhança a dinâmicas profissionais futuras. A importância da experiência prática no ensino superior reside, não só para desenvolver competências técnicas e transversais (Monteiro, Almeida & Garcia-Aracil, 2016), mas também para promover oportunidades onde os estudantes possam criar redes de contactos que são posteriormente, mobilizadas na procura de emprego (Alves, 2010). Estas experiência tornam-se particularmente importantes no desenvolvimento de competências relacionadas com a tomada de decisão, fulcral na adaptação aos desafios diários na profissão (Edelheim & Ueda, 2007). As experiências adquiridas pela realização destas atividades, com particular incidência nos eventos gastronómicos, têm sido fatores de promoção da sua aproximação ao mundo do trabalho quer em contextos formais de aprendizagem ou fora deles, e a noção do valor acrescentado que pode levar para a organização, são, de facto, cruciais na obtenção de emprego (Valente, 2014). A realização de eventos gastronómicos com uma componente iminentemente prática acontece através de trabalhos interdisciplinares entre UCs Direção de Operações e Serviços II (da Licenciatura de Gestão de Restauração e Catering, 3º ano) e Técnicas de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria (dos TeSP em Serviços de Restauração e Catering e Operações Hoteleiras, 1º ano), na UC Gestão e Organização de Eventos (2º ano) e na UC Gestão de Alimentos e Bebidas da Licenciatura de Gestão de Administração Hoteleira (3º ano).
  • Desafios e facilitadores na aprendizagem prática em gastronomia: perspectivas de estudantes de instituições de ensino superior públicas em Portugal e no Brasil
    Publication . Koerich, Guilherme Henrique; Catapan, Araci Hack; Ferreira, Flávio; Ferreira, Fernanda A.; Silva, José António
  • In_Spire: fostering pedagogical innovation in tourism education
    Publication . Vasconcelos, Sandra; Melo, Carla; Melo, António; Mouta, Cristina; Silva, José António; Ferreira, Fernanda A.; Monteiro, Bebiana
    This paper aims to establish a didactical framework that can scaffold the adoption of experiential approaches in Tourism and Hospitality Higher Education (THHE). Having been developed in the context of the collaborative project In_Spire – Sharing Best Practices in Tourism Education – it draws on a systematic literature review, putting forward a model that supports the creation of a toolkit for tourism educators and the sharing of innovative pedagogical practices. In addition to reflecting on the affordances of experiential learning, this review will set the foundations for the toolkit, whose main goals include the dissemination of good practices, the enhancement of teacher training and the development of a dynamic repository of annotated resources for THHE, paving the way for future work, leveraging pedagogical innovation within this scope.
  • A simulação nos laboratórios de hotelaria e restauração como mise-en-place para a atividade profissional
    Publication . Campos, Joana; Melo, António; Oliveira, Mónica; Silva, José António; Fonseca, Rui; Quintas, Marta; Fernandes, Patrícia; Correia, Rosa
    A formação em hotelaria e restauração desde os primórdios da sua existência que assenta o seu processo de ensino-aprendizagem com grande predominância da vertente prática e de simulação da realidade profissional futura. Nesta linha e no que diz respeito às competências técnicas para determinada função, elas podem ser desenvolvidas através de programas de formação técnica, em contexto de sala de aula ou laboratorial, assim como em contextos de estágio ou de simulação da realidade profissional, nos quais os estudantes alargam o seu portefólio de competências. Com efeito, as competências de metacognição são uma componente crucial no desenvolvimento dos estudantes e diplomados, uma vez que possibilitam a sua autoconsciência e a identificação daquilo que será necessário para os seus futuros profissionais (Monteiro, Almeida & Garcia-Aracil, 2016). Através da formação com uma componente prática, as UC PCR I e II na Licenciatura de Gestão de Restauração e Catering, TRB e TCP dos cursos TeSP Operações Hoteleiras e Serviços de Restauração e Catering e PAB I, II e GAB da Licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira, promovem a simulação simbiótica dos momentos de serviço de cozinha e restaurante, passando por todas as fases a estes afetos, mas também ensaios teórico práticos, colocando os alunos como atores e elemento principal em cenários reais, fora dos seus contextos de conforto, mas solicitando-lhes resolução das problemáticas apresentadas, permitem o seu desenvolvimento na área do curso, designadamente desenvolvendo primeiramente competências técnicas, não esquecendo competências como a de liderança, de gestão de recursos humanos, de conflitos, entre outras.
  • Learning experiences in the culinary classroom: identifying barriers and enablers in the practical teaching-learning process in gastronomy
    Publication . Koerich, Guilherme Henrique; Ferreira, Fernanda A.; Silva, José António; Catapan, Araci Hack
    Gastronomy education is relatively new in the university environment. Practical classes in kitchen laboratories are strategic in development the segment. A practical class demands that students mobilize a wide range of skills, assimilate visual cues, information about products and utensils, and critical points of preparation, in a dynamic process in which, besides cooking, students must also practice teamwork, clean the space, manage several activities, and commit to the deadlines and objectives set by the teacher. There are several gaps highlighed in the literature regarding educational practices in hands-on cooking laboratories. Based on this premise, this research aimed to identify enablers and hindrances to hands-on learning in cooking classes, from the perspective of students, in a higher education institution in Portugal. To reach this goal, a structured questionnaire was applied to students of two higher education programmes in the area. Bardin’s content analysis model (2006) was used to analyze the results. The results indicate that the interaction between teachers and students in all stages of a practical class is fundamental for the success of the teaching-learning process.