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- Stresse, bem-estar, satisfação com a vida e mindfulness em estudantes do ensino superiorPublication . Serrão, Carla; Peixoto, Carla; Duarte, IvoneA adaptação ao Ensino Superior envolve um conjunto lato de mudanças e o confronto com tarefas múltiplas de índole psicossocial, académico e institucional (Almeida, Soares, & Ferreira, 2000) e, por isso, considerado como um processo vulnerável à ansiedade e ao stresse (e.g., Assadi, Nakhaei, Najafi, & Fazel, 2007). Exige a mobilização de um conjunto de recursos pessoais, sociais e instrumentais (Clare, 1995, como citado por Santos, 2011), que se vê influenciado pelas perceções dos sujeitos relativamente ao grau de stresse que este processo despoleta (Pritchard & Wilson, 2003).
- Mindfulness e autocompaixão na idade avançadaPublication . Serrão, CarlaNas últimas décadas as Terapias Cognitivas Comportamentais de Terceira Geração - Mindfulness estão em franca expansão. Embora inicialmente o seu desenvolvimento tenha sido perspetivado para populações clínicas em situação de intenso sofrimento, estes programas foram expandindo-se a contextos não clínicos. As intervenções Mindfulness com pessoas idosas também só mais recentemente tem sido objeto de investigação, tendo-se encontrado evidências promissoras sobre o seu impacto a nível cognitivo, emocional e fisiológico. Aumentar o sentimento de bem-estar, melhorar a capacidade de lidar com o sofrimento, com os desafios e com as doenças, são apenas alguns das vantagens que têm sido relatadas. Este texto tem como objetivos apresentar os principais conceitos associados a esta intervenção, fornecer uma visão geral do impacto das intervenções baseadas em Mindfulness, à luz dos conhecimentos da psicologia do envelhecimento, descrever a estrutura dos programas desenvolvidos e sintetizar os principais achados relativamente aos efeitos dos programas Mindfulness junto da população senior.
- Especificidade da interação entre os diferentes mecanismos de mindfulness e sintomas específicos da depressão ao longo do processo psicoterapêuticoPublication . Rodrigues, Ana Rita; Serrão, Carla; Bento Ferreira, TiagoAs Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) têm sido largamente associadas ao tratamento de perturbações mentais e físicas e à promoção do bem-estar geral em populações não-clínicas. Todavia, a ação dos mecanismos subjacentes a estas intervenções permanece pouco clara. Recentemente, a análise de redes psicopatológicas complexas tem vindo a explorar as interações entre os sintomas das perturbações mentais e entre os sintomas e diversos processos cognitivos associados ao desenvolvimento dessas perturbações. Este estudo procurou clarificar as interações entre os diferentes mecanismos de mindfulness e sintomas depressivos. Foi reanalisada uma amostra (N= 151) de um estudo realizado na Holanda relativo à eficácia da Terapia Cognitiva Baseada emMindfulness (MBCT) para adultos com sintomatologia depressiva. Os resultados sugerem que as competências atuar com consciência, não julgar e não reagir parecem ter maior relevância no tratamento da sintomatologia depressiva, dado que contribuem para a diminuição sintomática e para a relação dinâmica que explica a eficácia demonstrada das IBMs. Este estudo permitiu ainda identificar a especificidade da ação dos diferentes mecanismos sobre os sintomas e sublinhou que, em algumas circunstâncias, alguns mecanismos (e.g., observar, descrever) poderão estar associados a um aumento sintomático. Em geral, estes resultados sugerem que a eficácia das IBMs é melhor explicada pela relação dinâmica entre os mecanismos.
- The effects of a mindfulness-based program on higher education studentsPublication . Serrão, Carla; Rodrigues, Ana Rita; Ferreira, TiagoBackground: Entering higher education is a process with multiple challenges that requires the mobilization of personal, social and instrumental resources. As a result, students tend to experience grater stress, anxiety, and depression. In this regard, mindfulness-based interventions (MBIs) can serve as a useful tool to help students deal with these demands. Objective: This study aimed to evaluate the effect of a Mindfulness in Education program in reducing stress, anxiety, and depression symptoms among students. Methods: Forty-four students of higher education from four degrees in the fields of Social and Cultural Sciences participated and finished surveys before and after the 12-weeks intervention, measuring stress, depression, anxiety, mindfulness, and self-compassion. Twenty-three students (82.61% female; Mage = 20.35 DPage = 3.24) participated in Mindfulness in Education. These participants were paired with 21 students (90.48% female; Mage = 18.67, DPage = 0.73), which constituted the control condition. Results: The results showed a session × condition interaction that was statistically significant for depression (p < 0.012) and stress (p < 0.026). In the follow-up exploration, the experimental condition revealed a statistically significant and moderate change in the severity of the symptoms of depression [t(14) = –2.315, p = 0.036, ξ = 0.304, 95% CI (–0.023, –0.499)] but not at the stress level [t(14) = –1.443, p = 0.171, ξ = 0.223, 95% CI (–0.006, –0.364)]. Conclusion: Outcomes were promising, adding to evidence that MBIs can play an important role in helping students manage stress and depression. However, it is still necessary to investigate the mechanisms underlying this type of interventions.