Loading...
18 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 18
- MetodologiaPublication . Boal-Palheiros, Graça; Veloso, Ana Luísa; Cruz, Ana Isabel; BOIA, Pedro Dos SantosNeste capítulo, serão apresentadas e fundamentadas as metodologias utilizadas no estudo da Orquestra Geração (OG). Adotando-se diferentes perspetivas teóricas, várias questões de investigação foram colocadas e diver- sas abordagens metodológicas foram sendo utilizadas, no sentido de se explorar o caso da OG – um caso complexo e multidimensional. Procurou-se, assim, compreender a realidade multifacetada deste projeto musical, social e pedagógico e aprofundar o conhecimento sobre os diversos intervenientes que o integram. Estes interagem continuamente uns com os outros, exprimindo e confrontando diferentes pontos de vista e partilhando experiências sociais e vivências musicais, cuja riqueza emocional converge para um objetivo comum: crescer, fazendo música em conjunto.
- Empowering or Boring? Discipline and authority in a Portuguese Sistema-inspired orchestra rehearsalPublication . BOIA, Pedro Dos Santos; Boal-Palheiros, G.El Sistema orchestras may be “transformative” and produce positive changes in the lives of young participants, but there are also negative aspects to discipline and authority that may lead to exclusion. This article positions itself within the current debate on Sistema by treating symmetrically its potentially positive and negative sides. We analyse a rehearsal session during a summer camp of a Portuguese Sistema-inspired orchestra program, focusing on the production of order, the socio-musical interactions among participants, the conductor’s leadership and authority, and the young players’ postures and reactions. This is taken as a case study to discuss to what extent discipline and authority, as constituents of orchestral socialization, may be empowering to participants by developing their skills or, on the contrary, symbolically violent and boring. The rehearsal was video-recorded and watched, events were categorized, selected and analysed qualitatively. The article finishes with a critical reflection on the ambivalence and contradictions of discipline and its wider implications for education.
- Das tensões entre desmistificar e reconhecer os discursos ao repensar o ‘social’: manifesto por uma sociologia eclécticaPublication . BOIA, Pedro Dos SantosEsta reflexão deriva de uma prática sociológica e etnográfica em que o investigador tem um duplo estatuto como sujeito e objecto de conhecimento. Discutem-se tensões e dilemas entre a ethos que desmistifica e a que reconhece os discursos dos actores sociais, entre outros aspectos da prática de investigação. A importância dos usos do corpo, das técnicas instrumentais e da materialidade dos instrumentos musicais incita-nos a considerar dimensões da realidade tradicionalmente excluídas da sociologia, a repensar o “social” e o âmbito da própria sociologia. Desafiando fronteiras entre “escolas” no campo académico, proponho um manifesto por uma sociologia tão ecléctica e híbrida quão exigido pelas especificidades de cada realidade.
- Género e Música Electrónica de Dança: Experiências, percursos e ‘retratos’ de mulheres clubbersPublication . Lopes, J. T.; Boia, Pedro Santos; Ferro, L.; Guerra, P.
- EditorialPublication . Boia, Pedro Santos
- Construção social, materialidade e identidade na relação instrumento-instrumentista: explorando novos caminhos na sociologia da músicaPublication . BOIA, Pedro Dos SantosA partir de uma investigação que tem como objecto de estudo a viola d’arco e o violista, o presente artigo trata de questões relativas à abordagem sociológica da música aos níveis teórico, epistemológico e metodológico, que o autor considera particularmente pertinentes na actualidade. É de destacar a necessidade de apreender a própria música – incluindo a sua materialidade – na análise sociológica, não deixando, pois, escapar o objecto “em si” (o que acontece nas abordagens fundadas na noção de “art worlds” e também, numa parte importante, nas perspectivas fundadas no estruturalismo de tradição francesa), bem como a urgência em superar a dicotomia entre o “estético” e “social”. São apresentadas propostas a partir da inter-relação entre os trabalhos desenvolvidos pelo autor e desenvolvimentos recentes no âmbito da sociologia música (DeNora e Hennion), bem como da psicologia da música (E. Clarke). É ainda de salientar o recurso a Latour (e à denominada actor-network theory), à teoria disposicional de Bourdieu, bem como a determinados quadros analíticos e pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia social. Metodologicamente, foi levada a cabo uma historiografia crítica do instrumento a partir da análise documental, combinada com o método etnográfico (participação-observação) em virtude do duplo estatuto do autor como sociólogo e violista. Foram também realizadas entrevistas semi-directivas a violistas e a outros músicos.
- Antoine Hennion, The Passion for Music: A Sociology of Mediation. Recensão de LivroPublication . Boia, Pedro SantosRecensão de livro
- EditorialPublication . Boia, Pedro Santos; Schurig, E.; Robertson, C.; Guran-Aydin, P.; Mead, R.; Grácio, R.
- Ana R.: a origem cigana, fase 'betinha' e o clubbingPublication . Boia, Pedro Dos Santos
- Género e música electrónica de dança: experiências, percursos e 'retratos' de mulheres clubbersPublication . Lopes, João T.; Boia, Pedro Dos Santos; Ferro, Lígia; Guerra, PaulaO objectivo principal do presente trabalho consiste em apreender a construção de identidades de género no domínio das (sub)culturas juvenis ligadas à participação nas festas de música electrónica, nomeadamente o drum’n’bass, o trance e o techno, tornando possível a apreensão sociológica das complexas intersecções que se estabelecem entre as variáveis género, classe social e a estrutura interna das (sub)culturas club. O processo de estruturação interna das (sub)culturas é equacionado, pois, de forma relacional e com base numa abordagem etnográfica multidimensional, com recurso a entrevistas biográficas e à construção de retratos sociológicos, de forma a detectar transferências e dissonâncias entre a socialização pré-clubbing e a aquisição de novas (?) disposições nos contextos das festas.