Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Mestrado em Engenharia Civil: Dissertação, Projeto, Estágio. Anuário 2017Publication . Félix, Carlos; Abreu, Tiago; Jacob, Ângelo; Trigo, José Castro; Pinto-Faria, JoséA presente publicação, reúne os resumos de todos os trabalhos da unidade curricular de Dissertação, Projeto, Estágio (DIPRE) do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto, na sua edição de 2016/2017, organizados segundo as áreas de especialização em que se organiza o MEC, nomeadamente, Construções, Estruturas, Gestão da Construção e Infraestruturas, seguindo a ordem alfabética dos seus autores. Pretende-se deste modo promover e difundir estes trabalhos, e os resultados que têm vindo a ser alcançados, junto da comunidade técnica e científica.
- Monitorização do comportamento de estruturas de betãoPublication . Félix, CarlosCom o presente trabalho pretende-se estudar sistemas de monitorização do comportamento de estruturas, com especial incidência nas estruturas de betão. Considera-se fundamental o conhecimento das potencialidades e limitações dos sistemas de medição actualmente existentes, de modo a permitir a sua correcta aplicação às estruturas, e consequente análise e interpretação do comportamento estrutural. A dissertação começa por apresentar uma descrição geral dos sistemas de monitorização de estruturas; introduzem-se os conceitos e a terminologia associados à metrologia e à caracterização dos instrumentos de medição, incidindo de modo particular sobre os instrumentos correntemente utilizados nas operações de monitorização. Em particular referem-se os instrumentos clássicos destinados à medição do deslocamento, da extensão, da temperatura, da pressão e da inclinação. O advento dos sensores de fibra óptica, e em particular dos sensores de Bragg, com características muito particulares de funcionamento, justificam uma referência especial na dissertação. Estes sensores têm sido aplicados com sucesso na monitorização de diversas estruturas, nomeadamente pontes e barragens, permitindo obter informação essencial acerca do seu comportamento ao longo do tempo. Descreve-se a aplicação pelo autor de sistemas de monitorização a estruturas de betão armado e/ou pré-esforçado, nomeadamente a duas passagens hidraúlicas, a uma ponte e a um viaduto. Relativamente a cada caso apresentado, descrevem-se as características das estruturas e do sistema de monitorização adoptado. Apresenta-se ainda uma interpretação sumária dos valores medidos em algumas dessas aplicações. Procede-se à análise do comportamento de uma das estruturas instrumentadas com base na medição efectuada em obra. Exemplifica-se deste modo as potencialidades dos sistemas de monitorização na interpretação do comportamento estrutural. A encerrar este trabalho, tecem-se algumas considerações genéricas acerca do trabalho realizado e apontam-se algumas sugestões tendo em vista o futuro desenvolvimento do tema.
- Mestrado em Engenharia Civil: Dissertação, Projeto, Estágio. Anuário 2018Publication . Félix, Carlos; Abreu, Tiago; Jacob, Ângelo; Trigo, José Castro; Pinto-Faria, JoséO anuário 2018 – Dissertação, Projeto, Estágio reúne os resumos dos trabalhos da unidade curricular de Dissertação, Projeto ou Estágio (DIPRE) elaborados pelos estudantes finalistas do Mestrado em Engenharia Civil (MEC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2017/2018. Promove-se, deste modo, junto da comunidade técnica e científica, a contribuição do MEC-ISEP para a formação superior especializada, na área da Engenharia Civil. Os resumos estão organizados segundo as áreas de especialização em que se organiza o MEC, nomeadamente, Construções, Estruturas, Gestão da Construção e Infraestruturas, seguindo a ordem alfabética dos seus autores. Os correspondentes textos integrais, dos sessenta e oito trabalhos que constituem o presente Anuário 2018, estão disponíveis em http://recipp.ipp.pt Os temas abordados respondem às escolhas dos estudantes, mas também às necessidades de desenvolvimento sentidas pelos Docentes e pelas Empresas proponentes de estágios. Tais temas, na edição deste ano, são diversificados, ainda que sejam reveladores de um interesse crescente nas áreas da reabilitação do património, da inspeção e do reforço das construções e da sustentabilidade. O BIM continua a ser uma área que tem vindo a merecer uma atenção especial por parte de todos os envolvidos.
- Internacionalização do ensino superior: para além da mobilidade internacionalPublication . Sousa, Marina; Nogueira, Teresa; Barata, Ana; Moura, Ana; Félix, Carlos; Escudeiro, Nuno; Costa, VítorA internacionalização não pode ser implementada na ausência do entendimento sobre as mudanças permanentes a que o mundo global está hoje sujeito e o seu propósito deve ser a melhoria da qualidade e dar um contributo significativo para a sociedade. Mesmo na presença de um número considerável de estratégias internacionais, nacionais, regionais e locais que dinamizam a internacionalização através da mobilidade, o número de estudantes em mobilidade internacional na área da OCDE em 2015 representa cerca de 5,6% das matrículas a nível mundial, valor que demonstra que a maioria dos estudantes são-no no seu país de origem. O padrão de mobilidade concentra-se num pequeno conjunto de países, moldado por fatores de proximidade, e os maiores países anfitriões são as economias avançadas de língua inglesa. Proporcionar excelentes oportunidades de mobilidade é fundamental, mas além de oferecer oportunidades para a pequena proporção de estudantes que pode estudar fora, a instituição deve esforçar-se para oferecer, a todos, as competências necessárias para obter sucesso no mundo global. O objetivo desta comunicação é discutir o conceito de internacionalização at-home e a criação de uma cultura promotora da compreensão internacional ou intercultural que não implique necessariamente o envolvimento em programas de mobilidade ou outras atividades além-fronteiras.