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  • Gestão e desenvolvimento de recursos humanos - práticas num contexto em transformação
    Publication . Rodrigues, Ana C.; Couto, Ana Isabel; Lousã, Eva; Silva, Marlene
  • Gestão e desenvolvimento de recursos humanos
    Publication . Couto, Ana Isabel; Martinho, Ana Luisa; Martins, Dora; Silva, Marlene; Soares, Rui; Peixoto, Silvia
    Em discurso direto, este livro apresenta práticas emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos que produzem resultados efetivos e explicitam como a função de Recursos Humanos está em mudança. Com onze exemplos concretos que expõem a implementação, os resultados, os fatores críticos de sucesso e as lições aprendidas. Trata-se de partilhar experiências práticas e de forma específica, de modo a servir de inspiração a outras organizações: - A qualidade de vida constitui a dimensão central da satisfação interna, equacionada pela Assol - Associação de Solidariedade Social de Lafões, em estreita ligação com a satisfação externa. - A especialização é o fator chave apresentado pela Altran como resposta ao desafiante mercado de trabalho europeu; - A adidas Business Services demonstra, através do Team Line Up, como o processo de gestão do desempenho e do potencial, catalisador da cultura, transporta para a realidade organizacional os conceitos e ideias do desporto; - A Busigners apresenta uma estratégia de RH inovadora, denominada por Employee’s experience design, baseada na metodologia design thinking; - A aprendizagem informal é a estratégia de desenvolvimento assumida pela Eurotux Informática, S.A - A Indeve apresenta-nos o programa Shop Floor Control desenvolvido numa parceria com a Ikea Industry Portugal, - Os desafios da gestão de Recursos Humanos em empresas tecnológicas são apresentados pela MOG, - O desenvolvimento de um modelo de Compensação Total é apresentado pela consultora Manuela Magno na sua implementação numa organização sem fins lucrativos; - A NIMCO Portugal, Lda., uma empresa do setor do calçado especializado, evoca o lema Team Together Achieve More! para nos mostrar como a proximidade e a transparência podem aportar valor para os resultados operacionais da organização; - O OSIT Group mostra-nos como recrutar PESSOAS pode ser um processo mais humano e transparente - A estratégia de Employer Branding centrada na gestão por valores é apresentada pelo Grupo Salvador Caetano. Cada artigo apresenta uma estrutura semelhante, com foco na prática emergente, a implementação, na metodologia, nos resultados, nos fatores críticos de sucessos e nas lições aprendidas. Estrutura da obra: Prefácio - Team Line Up - Gestão de desempenho - adidas Business Services - Especializar para recrutar - Altran - Satisfação interna e externa - Assol - Employee’s experience design - Inovar nos RH com o design thinking - Busigners - Empresa como espaço de aprendizagem - Eurotux - Employer branding - Grupo Salvador Caetano - Shop Floor Control - Indeve - Compensação & Benefícios - Manuela Magno - GRH nas empresas tecnológicas - MOG Technologies - Proximidade como prática em RH - NIMCO Portugal Lda - Recrutar PESSOAS - OSIT Group
  • Home-office implementation: challenges and changes in people management
    Publication . Couto, Ana Isabel; Rodrigues, Ana Cláudia; Lousã, Eva; Martins, Dora
    This paper investigates how organisations responded to the home office imposition during the recent global health crisis and its impacts on people management, detailing the organisational factors crucial for effective home-office implementation. Design/methodology/approach We used an exploratory design based on a multiple case study with four companies from two contrasting sectors (manufacturing and information technology (IT)). We interviewed a total of 12 managers, including one HR manager (HRms) and two team managers from each company. We also conducted an online questionnaire with open questions, reaching out to 128 home-office workers from the four participating companies. This diverse group consisted of 67 workers from the IT sector and 61 workers from the manufacturing sector. To ensure a comprehensive analysis, we opted for a qualitative approach to examine the data.
  • Aspetos críticos da gestão de pessoas para implementação de trabalho remoto
    Publication . Rodrigues, Ana C.; Lousã, Eva; Martins, Dora; Couto, Ana Isabel
    2020 foi um ano de transformação no âmbito da gestão de pessoas, em consequência da pandemia de COVID-19. A necessidade de adotar abruptamente modelos de gestão e de organização do trabalho disruptivos com o modelo tradicional exigiu reação imediata para fazer face aos desafios de trabalhar e interagir remotamente. Procurámos investigar como as organizações responderam à imposição do trabalho remoto, em concreto na modalidade do home-office, e os impactos desta modalidade na gestão de pessoas. Foram estudadas quatro empresas de dois setores de atividade económica contrastantes (Indústria e Tecnologias de Informação) durante o primeiro período de confinamento (de marçoa junho de 2020), com base em entrevistas realizadas a 12 gestores (quatro gestores de RH e oito gestores de equipa) e num inquérito aplicado a 128 colaboradores que experienciaram o home-office
  • Impactos da experiência de trabalho remoto na gestão de pessoas: os casos dos setores da Indústria e das Tecnologias da Informação
    Publication . Lousã, Eva; Couto, Ana Isabel; Martins, Dora; Rodrigues, Ana C.
    O trabalho remoto, em casa ou em outro lugar, não é uma novidade na literatura académica (e.g., Donnelly & Johns, 2020; Errichiello & Pianese, 2016; Santana & Cobo, 2020; Yu et al., 2019). No entanto, no contexto da pandemia COVID-19, o seu uso nunca foi tão massivo e necessário. Globalmente, as organizações tiveram que se adaptar rapidamente ao trabalho de casa, em alguns casos, pela primeira vez, o que trouxe vários desafios para a Gestão de Recursos Humanos, os gestores e colaboradores das organizações. Este estudo teve por objetivo geral analisar a resposta à imposição do trabalho remoto, em concreto à modalidade de “trabalho a partir de casa” (home-office), derivada da crise de saúde pública mundial provocada pela pandemia COVID-19. Esta investigação procurou evidenciar por um lado os desafios na gestão de trabalhadores remotos por parte das chefias diretas e, por outro lado, realçar as mudanças necessárias nas práticas de gestão de recursos humanos. Procurou, também, conhecer o impacto do trabalho remoto na perspetiva dos colaboradores e como este se relaciona com as práticas desenvolvidas e experienciadas.