Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 14
  • Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar
    Publication . Diana Aguiar Vieira, PhD
    Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar
  • Becoming a teacher: student teachers´ experiences and perceptions about teaching practice
    Publication . Caires, Susana; Almeida, Leandro; Diana Aguiar Vieira, PhD
    In an attempt to build a more comprehensive and holistic understanding of the complexity, dynamics and idiosyncrasies involved in becoming a teacher, this study focussed on the experiences of 295 student teachers. Their feelings, cognitions and perceptions regarding teaching practice were analysed using the short version of the Inventory of Experiences and Perceptions of the Teaching Practice. Results emphasise some of the difficulties experienced during this period (e.g., stress, sense of weariness and ‘vulnerability’), as well the positive perceptions of these student teachers regarding their growing knowledge and skilfulness, as well as their sense of efficacy, flexibility and spontaneity in their performance and interactions. Their perception of their accomplishments in achieving reasonable levels of acceptance and recognition within the school community and their positive evaluation of the guidance and support provided by their supervisors are also emphasised. Differences were found – in terms of gender and graduate course background – in the way these student teachers experienced some aspects of teaching practice.
  • The Coaching skills self-efficacy scale (CSSES): a validation study among a portuguese sample
    Publication . Diana Aguiar Vieira, PhD; Palmer, Stephen
    The Coaching skills self-efficacy scale (CSSES): a validation study among a portuguese sample
  • Transversal and Professional Skills Self-Efficacy Scale: Cultural Adaptation and Evidence of Validity
    Publication . Audibert, Alyane; Diana Aguiar Vieira, PhD; Andrade, Alexsandro Luiz de; Oliveira, Manoela Ziebell de
    Today, the preparation for working life and lifelong career management is becoming increasingly demanding challenges. Hence, in recent years, transversal competences have become more important. The aim of this paper is to present the adaptation study to the Brazilian context of the Transversal and Professional Skills Self-Efficacy Scale (TPS-SE), originally developed in Portugal. The sample consists of 658 Brazilians, 85.7% women. Exploratory and confirmatory factor analysis procedures were performed, and the final model presented satisfactory adjustment ratios, offering an alternative version with a general factor, and confirming the three-factor structure of the original scale, which assesses confidence in the ability to perform (1) personal and interpersonal skills in the workplace, (2) complex personal skills, and (3) transversal technical skills. It can be concluded that TPS-SE_Br can be used in intervention and research contexts, either in the form of general indicators, clustered in dimensions or in an individual item analysis.
  • Avaliação da autoeficácia no domínio da carreira
    Publication . Polydoro, S. A. J.; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Dantas, M. A.
    Este livro é mais um dos frutos do trabalho conjunto de membros do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), no biênio 2010-2012. Com o objetivo de apresentar aos interessados pela avaliação psicológica o conhecimento acumulado e o estado da arte dos últimos anos, nos contextos educativo e psicossocial, a obra provê o leitor com textos sobre temas clássicos e sempre relevantes, bem como com capítulos sobre tópicos novos e provocadores.
  • Apoio psicológico no ensino superior: um olhar sobre o futuro
    Publication . Vieira, Diana Aguiar; Vieira, Diana Aguiar; Ferreira, Ana Isabel Lage; Fernandes, Cláudio Pina; Pinto, Susana; Ardions, Isabel; Pereira, Anabela Sousa
    A igualdade de oportunidades e o apoio aos estudantes do ensino superior são dois importantes desafios lançados com a Declaração de Lisboa e que, por sua vez, constituem a matriz de orientação da Declaração de Bolonha. Neste quadro de referência, os apoios socias do ensino superior, onde se incluem a saúde e o bem-estar dos estudantes são da responsabilidade do Estado. Compete-lhe propor estratégias de combate ao insucesso escolar, incentivando à frequência bem-sucedida do ensino superior, orientada para a reparação, não só das desigualdades e justiças desencadeadas pelo disfuncionamento do modelo socioeconómico, bem como pelas dificuldades de natureza psicológica. É no tempo e no espaço da educação superior que se procura ativamente projetar e garantir o desenvolvimento de um projeto de vida. É nas Instituições de Ensino Superior (IES) que se aspira e sonha e, por isso, igualmente, o sítio onde o risco de claudicar é particularmente sensível e decisivo. Trata-se de um tempo privilegiado e oportunidade garantida de relação consigo próprio, com o outro, com os outros. Mas para trilhar os caminhos da modernização, dever-se-á insistir no conhecimento, na educação, na vontade e capacidade para fazer tudo isto e ainda mudar/adaptar-se ao ambiente, criar, relacionar-se, numa palavra, ter saúde física e mental. Os estudantes do ensino superior são cidadãos aptos a compreender as mudanças, capazes de escolher valores, indivíduos que fazem uma gestão eficaz dos seus recursos e limitações, da sua energia anímica, que são capazes de acolher as suas vicissitudes internas e externas, aceitar o outro diferente e comprometer-se entusiasticamente com um projeto
  • Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempregados inscritos em Gabinetes de Inserção Profissional
    Publication . Gomes, Benedita; Diana Aguiar Vieira, PhD
    As transformações socioeconómicas ocorridas nas últimas décadas no mercado de trabalho traduziram-se no aumento do desemprego e do trabalho precário. O desemprego, enquanto transição de vida, coloca ao indivíduo desafios e mudanças ao nível dos papéis desempenhados, exigindo-lhe uma reformulação da sua relação com o mundo. O objetivo principal deste estudo é explorar a relação entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego junto 223 desempregados utentes de Gabinetes de Inserção Profissional. Adicionalmente, este estudo visa compreender a relação entre o apoio social e a autoeficácia com a idade, tempo desemprego, género e habilitações escolares. Os resultados evidenciam uma relação positiva entre o apoio social e a autoeficácia na procura de emprego e indicam que estes dois fatores variam em função da idade, do tempo de desemprego e das habilitações escolares. Implicações para a intervenção e investigação futura são apresentadas.
  • Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional
    Publication . Diana Aguiar Vieira, PhD; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim Luís
    O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profi ssional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especifi camente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, autoefi cácia e objectivos de investimento profi ssional – numa amostra de 337 fi nalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-efi cácia, bem como objectivos de investimento profi ssional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio. Palavras-chave: transição escola-trabalho, estágio profi ssionalizante, ensino superior, auto-efi cácia, inserção profi ssional.
  • Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano
    Publication . Rocha, J.; Gonçalves, C.; Diana Aguiar Vieira, PhD
    Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano
  • Crenças de eficácia pessoal e coletiva
    Publication . Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Iaochite, R. T.; Ferreira, L. C. M.; Guerreiro-Casanova, D. C.
    Crenças de eficácia pessoal e coletiva