Authors
Diana Aguiar Vieira, PhD
Advisor(s)
Abstract(s)
Num mundo turbulento no qual todos os dias somos invadidos por mensagens de
crise e de dificuldade, nunca como agora o acreditar em nós próprios se tornou
tão importante. De facto, quando a envolvente externa nos rodeia de tanta
negatividade, não podemos “baixar os braços” e deixar-nos levar nessa onda de
pessimismo que tende a “abafar” o que de melhor há em cada um de nós: o poder
pessoal proveniente do acreditar em si e nas suas próprias capacidades. Na área
da psicologia, a força desse acreditar que viabiliza a concretização de ações
positivas nas nossas vidas denomina-se de “autoeficácia” (Bandura, 1977, 1997).
Se por um lado o contexto do mercado de trabalho tende a apresentar-se como
ameaçador para quem termina uma licenciatura, a nossa convicção na força do
poder pessoal impulsionou-nos a investigar se o acreditar na capacidade para
enfrentar os desafios colocados no processo de transição do ensino superior para
o mercado de trabalho poderia ser um fator psicológico capaz de fazer a
diferença.
Porém, para além da autoeficácia, outro fator psicológico que tende a ajudar os
indivíduos a manterem o foco naquilo que mais lhes importa são os objetivos
pessoais – ou, neste caso, profissionais – que assumem um papel preponderante
na medida em que promovem a autorregulação comportamental, evitando a
dispersão dos esforços comportamentais do indivíduo.
Várias razões poderão motivar a leitura deste livro e com o intuito de facilitar uma
abordagem focalizada a esta obra, gostaríamos de explicitar desde já que o
primeiro capítulo deste livro poderá assumir especial interesse para o leitor que
pretenda: a) compreender as transições de vida do ponto de vista psicológico; b)
caracterizar o ensino superior e o mercado laboral português e suas respetivas
implicações na inserção profissional de diplomados do ensino superior; c)
consultar uma revisão teórica e empírica sobre a transição para o trabalho; e/ou...
Description
Keywords
Ensino superior
Citation
Publisher
Edições Politema