ISCAP - Ciências Sociais - Livro, parte de livro, ou capítulo de livro
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- Transformação digital: novos desafios para a gestão da informaçãoPublication . Carvalho, Milena; Martins, SusanaConteúdo CLOUD COMPUTING E GESTÃO DE CONHECIMENTO EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL VENDA DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO WHATSAPP A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA VODAFONE E NA NOS OS RECURSOS DIGITAIS AO SERVIÇO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONH ECIMENTO: UM OLHAR S OBRE A DESCRIÇÃO DOCUMENTAL NAS BIBLI OTECAS SELFDIRECTE D LEARNING COMPETENC IES AS A PREREQUISIT E FOR KNOWLEDGE MANAGE MENT IN OPEN LEARNIN G RESOURCES: E LEARNING PLATFORM CASE A IMPORTÂNCIA DO USO DE BLOCKC HAIN ENQUANTO SOLUÇÃOTECNOLÓGICA NUM MUND O DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
- The Satisfactory cycle of terminology management in translation mediated business communication: problems and opportunitiesPublication . Albuquerque, Alexandra; Rute CostaThis paper provides an overview of how national and international companies manage terminologies and specific languages in a multilingual communication environment, always mediated by translation. Based on several studies carried out by us between 2010 and 2014, but particularly in an experimental study, we describe how some companies, operating on an international scale, manage multilingual communication. Our research focuses on the practice of corporate non-professional translation and discusses the status quo of terminology management at business settings. Both quantitative and qualitative methods were used in this investigation, and a descriptive approach was chosen, with the aim to refuse the simple idea of corporate translation malpractice and avoid a biased analysis.
- Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superiorPublication . Rocha, Joana; Gonçalves, Carlos; Diana Aguiar Vieira, PhDA literatura teórica e empírica tem evidenciado a pertinência do desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior. O presente trabalho faz parte de um projecto de investigação mais abrangente que está a decorrer, no âmbito do Programa Doutoral em Psicologia, no Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da FPCEUP, que visa, entre outros aspetos, analisar o desenvolvimento de competências transversais durante a frequência do Ensino Superior. Concretamente, este estudo apresenta os resultados preliminares, obtidos na 1ª recolha de dados, acerca das representações que os estudantes possuem sobre as suas competências ao nível da resolução de problemas; do relacionamento interpessoal; da planificação e organização; do trabalho em equipa; criatividade, inovação e mudança. A amostra é constituída por 472 estudantes inscritos pela primeira vez em várias licenciaturas do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e os dados foram recolhidos em plataforma online, com a colaboração do IPP, no início do ano letivo 2011/2012. Os resultados evidenciam que, na generalidade, estes estudantes tendem a apresentar representações positivas das suas competências transversais, embora tenham sido encontradas algumas diferenças com base noutras variáveis definidoras do perfil de entrada destes estudantes. Finalmente apresentam-se algumas reflexões centradas nas implicações destes resultados preliminares ao nível da investigação e da intervenção psicológica.
- Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º anoPublication . Rocha, J.; Gonçalves, C.; Diana Aguiar Vieira, PhDDesenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano
- Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolarPublication . Diana Aguiar Vieira, PhDDiminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar
- Avaliação da autoeficácia no domínio da carreiraPublication . Polydoro, S. A. J.; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Dantas, M. A.Este livro é mais um dos frutos do trabalho conjunto de membros do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), no biênio 2010-2012. Com o objetivo de apresentar aos interessados pela avaliação psicológica o conhecimento acumulado e o estado da arte dos últimos anos, nos contextos educativo e psicossocial, a obra provê o leitor com textos sobre temas clássicos e sempre relevantes, bem como com capítulos sobre tópicos novos e provocadores.
- Crenças de eficácia pessoal e coletivaPublication . Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Iaochite, R. T.; Ferreira, L. C. M.; Guerreiro-Casanova, D. C.Crenças de eficácia pessoal e coletiva
- Apoio psicológico no ensino superior: um olhar sobre o futuroPublication . Vieira, Diana Aguiar; Vieira, Diana Aguiar; Ferreira, Ana Isabel Lage; Fernandes, Cláudio Pina; Pinto, Susana; Ardions, Isabel; Pereira, Anabela SousaA igualdade de oportunidades e o apoio aos estudantes do ensino superior são dois importantes desafios lançados com a Declaração de Lisboa e que, por sua vez, constituem a matriz de orientação da Declaração de Bolonha. Neste quadro de referência, os apoios socias do ensino superior, onde se incluem a saúde e o bem-estar dos estudantes são da responsabilidade do Estado. Compete-lhe propor estratégias de combate ao insucesso escolar, incentivando à frequência bem-sucedida do ensino superior, orientada para a reparação, não só das desigualdades e justiças desencadeadas pelo disfuncionamento do modelo socioeconómico, bem como pelas dificuldades de natureza psicológica. É no tempo e no espaço da educação superior que se procura ativamente projetar e garantir o desenvolvimento de um projeto de vida. É nas Instituições de Ensino Superior (IES) que se aspira e sonha e, por isso, igualmente, o sítio onde o risco de claudicar é particularmente sensível e decisivo. Trata-se de um tempo privilegiado e oportunidade garantida de relação consigo próprio, com o outro, com os outros. Mas para trilhar os caminhos da modernização, dever-se-á insistir no conhecimento, na educação, na vontade e capacidade para fazer tudo isto e ainda mudar/adaptar-se ao ambiente, criar, relacionar-se, numa palavra, ter saúde física e mental. Os estudantes do ensino superior são cidadãos aptos a compreender as mudanças, capazes de escolher valores, indivíduos que fazem uma gestão eficaz dos seus recursos e limitações, da sua energia anímica, que são capazes de acolher as suas vicissitudes internas e externas, aceitar o outro diferente e comprometer-se entusiasticamente com um projeto
- Crenças de eficáciaPublication . Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Vieira, Diana AguiarCrenças de eficácia
- Transição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionaisPublication . Diana Aguiar Vieira, PhDNum mundo turbulento no qual todos os dias somos invadidos por mensagens de crise e de dificuldade, nunca como agora o acreditar em nós próprios se tornou tão importante. De facto, quando a envolvente externa nos rodeia de tanta negatividade, não podemos “baixar os braços” e deixar-nos levar nessa onda de pessimismo que tende a “abafar” o que de melhor há em cada um de nós: o poder pessoal proveniente do acreditar em si e nas suas próprias capacidades. Na área da psicologia, a força desse acreditar que viabiliza a concretização de ações positivas nas nossas vidas denomina-se de “autoeficácia” (Bandura, 1977, 1997). Se por um lado o contexto do mercado de trabalho tende a apresentar-se como ameaçador para quem termina uma licenciatura, a nossa convicção na força do poder pessoal impulsionou-nos a investigar se o acreditar na capacidade para enfrentar os desafios colocados no processo de transição do ensino superior para o mercado de trabalho poderia ser um fator psicológico capaz de fazer a diferença. Porém, para além da autoeficácia, outro fator psicológico que tende a ajudar os indivíduos a manterem o foco naquilo que mais lhes importa são os objetivos pessoais – ou, neste caso, profissionais – que assumem um papel preponderante na medida em que promovem a autorregulação comportamental, evitando a dispersão dos esforços comportamentais do indivíduo. Várias razões poderão motivar a leitura deste livro e com o intuito de facilitar uma abordagem focalizada a esta obra, gostaríamos de explicitar desde já que o primeiro capítulo deste livro poderá assumir especial interesse para o leitor que pretenda: a) compreender as transições de vida do ponto de vista psicológico; b) caracterizar o ensino superior e o mercado laboral português e suas respetivas implicações na inserção profissional de diplomados do ensino superior; c) consultar uma revisão teórica e empírica sobre a transição para o trabalho; e/ou...