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Abstract(s)
A igualdade de oportunidades e o apoio aos estudantes do ensino superior são dois
importantes desafios lançados com a Declaração de Lisboa e que, por sua vez, constituem a
matriz de orientação da Declaração de Bolonha. Neste quadro de referência, os apoios socias
do ensino superior, onde se incluem a saúde e o bem-estar dos estudantes são da
responsabilidade do Estado. Compete-lhe propor estratégias de combate ao insucesso escolar,
incentivando à frequência bem-sucedida do ensino superior, orientada para a reparação, não
só das desigualdades e justiças desencadeadas pelo disfuncionamento do modelo
socioeconómico, bem como pelas dificuldades de natureza psicológica. É no tempo e no
espaço da educação superior que se procura ativamente projetar e garantir o desenvolvimento
de um projeto de vida. É nas Instituições de Ensino Superior (IES) que se aspira e sonha e,
por isso, igualmente, o sítio onde o risco de claudicar é particularmente sensível e decisivo.
Trata-se de um tempo privilegiado e oportunidade garantida de relação consigo próprio, com
o outro, com os outros. Mas para trilhar os caminhos da modernização, dever-se-á insistir no
conhecimento, na educação, na vontade e capacidade para fazer tudo isto e ainda
mudar/adaptar-se ao ambiente, criar, relacionar-se, numa palavra, ter saúde física e mental.
Os estudantes do ensino superior são cidadãos aptos a compreender as mudanças, capazes de
escolher valores, indivíduos que fazem uma gestão eficaz dos seus recursos e limitações, da
sua energia anímica, que são capazes de acolher as suas vicissitudes internas e externas,
aceitar o outro diferente e comprometer-se entusiasticamente com um projeto
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Keywords
Psicologia Ensino superior
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Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto